A expectativa é agregar competitividade, através da industrialização do pescado

Porto Velho, RO - Com uma produção de 57.200 toneladas, o Estado de Rondônia é o 3º maior produtor de peixe de cultivo do país, e o 1º da região Norte, de acordo com o Anuário 2023 Peixe BR da Piscicultura.

Mesmo com uma redução de 4% em relação ao ano de 2021, o Estado se manteve no topo da produção brasileira. Em termos gerais a região Norte é a quarta em volume, com 145.310 toneladas, praticamente estável, com apenas 0,3% de aumento.

Ainda de acordo com o Anuário 2023, os dez maiores produtores de Rondônia em 2022 foram: Ariquemes, Cujubim, Cacaulândia, Alta Floresta d’Oeste, Porto Velho, Rio Crespo, Pimenta Bueno, Nova União, Alto Paraíso e Machadinho d’Oeste.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha enfatiza o incentivo dado à produção de piscicultura. “A nossa expectativa é de agregar competitividade, através da industrialização do nosso pescado. Precisamos ter uma mudança de pensamento e aproveitar a boa fase na produção do nosso peixe, para vendê-lo in natura para as indústrias que estão interessadas em instalar-se no Estado, gerando assim, mais emprego e renda para o setor”, destacou.

O secretário de Estado da Agricultura, Luiz Paulo ressaltou o destaque internacional, que o peixe de Rondônia está tendo. Segundo o titular da pasta, a busca por oportunidades comerciais fora do Brasil, é outro caminho que o Estado de Rondônia vem fazendo. “Países como Israel e Estados Unidos mostraram interesse em adquirir nossos produtos.

Na feira Seafood North em Boston, nossa costelinha de Tambaqui foi campeã da categoria “Melhor Produto para Food Service 2023”, competindo com outros 83 produtos, em uma das maiores exposições de frutos do mar e produtos de aquicultura da América do Norte”, afirmou.

A premiação e os números da produção no Estado mostram que Rondônia está no caminho certo, em busca dos principais mercados consumidores do Brasil e do exterior.

Fonte: Secom - Governo de Rondônia