Cerca de 200 barris de óleo vazaram no porto de Poole Harbour, em um dos maiores campos petrolíferos da Europa

Nesse domingo (26), autoridades inglesas informaram a ocorrência de um vazamento de petróleo no porto de Poole Harbour, no sul da Inglaterra. O local é um dos maiores campos petrolíferos terrestres da Europa. Estima-se que cerca de 200 barris de óleo vazaram para o mar.

"Houve um incidente maior devido a um vazamento de petróleo cru do campo petrolífero de Wytch Farm", informou , pela sua conta no Twitter, Philip Broadhead, chefe do conselho local das cidades de Bournemouth, Christchurch e Poole. Ele acrescentou que o vazamento foi contido, mas chegou até a água.

A Poole Harbour Commissioners, autoridade do porto, informou que o vazamento ocorreu em um duto operado pela empresa franco-britânica Perenco. Já a empresa afirmou que o vazamento seria "limitado" e destacou, em um comunicado, que estava "trabalhando estreitamente com as autoridades relevantes e há uma operação de limpeza em andamento".

"Será iniciada uma investigação a fundo para determinar o ocorrido em Poole Harbour", declarou Franck Dy, gerente da Perenco UK, em nota. "A situação está sob controle", complementou.

O campo Wytch Farm está em operação desde 1979.


Fonte: O GLOBO