Em Waco, no Texas, ex-presidente refutou investigação da Justiça de Nova York; caso de possível suborno a atriz pornô pode levar a indiciamento

O ex-presidente americano Donald Trump refutou seu possível indiciamento por ter pago pelo silêncio da atriz pornô Stormy Daniels, com quem teria tido um caso, ao celebrar seu primeiro comício na campanha presidencial de 2024, em Waco, no Texas. Durante o discurso, ele chamou a atriz de “cara de cavalo”, e disse que nunca “gostou dela”.

— Eu nunca gostei da “cara de cavalo”. Aquela não seria a pessoa. Não há outra. Nós temos uma ótima primeira-dama — disse o ex-presidente. — O promotor distrital de Nova York, sob os auspícios e direção do 'Departamento de injustiça' em Washington, está me investigando por algo que não é crime, não é contravenção.

O procurador distrital de Manhattan, Alvin Bragg, investiga o pagamento de US$ 130 mil dólares (cerca de R$ 560 mil) pelo escritório de Trump a Daniels nas semanas anteriores às eleições presidenciais de 2016.

Em suas redes sociais, Trump havia dito que seria preso na semana passada, o que não aconteceu, pelo suposto suborno. Na mensagem, alertou que seu indiciamento poderia resultar em “morte e destruição em potencial”, e exortou seus seguidores a tomarem as ruas caso fosse necessário. Trump pode se tornar o primeiro ex-presidente a ser acusado de um crime se o grande júri, um painel de cidadãos convocado por Bragg, decidir pelo indiciamento.

Milhares de apoiadores foram vê-lo eu seu primeiro comício, realizado no aeroporto de Waco, mas o público não não alcançou a marca de 15 mil participantes, prevista pelas autoridades locais. Seus partidários chegaram à cidade, de cerca de 130 mil moradores, pelo menos um dia antes em trailers, picapes e carregando faixas com os dizeres "Trump 2024".

Camisetas com os dizeres "Deus, armas, Trump em Waco, Texas" também foram vendidas fora do aeroporto.

— Waco é o epicentro do movimento patriota —disse Peter Christian, 55, membro do grupo religioso Ramo Davidiano.

Em 1993, o mundo assistiu por 51 dias o cerco do FBI a um rancho da seita, em Waco, onde seguidores armados de seu líder David Koresh se entrincheiraram. No total, 76 membros da seita, incluindo Koresh e 20 crianças, foram encontrados mortos após um incêndio. Quatro policiais também morreram durante confrontos com seus apoiadores semanas antes.

Entenda o caso

No discurso a apoiadores, neste sábado, Trump atacou os promotores que investigam casos contra ele, chamando-os de "escória humana" ou "maníacos da esquerda radical".

— Não aconteceu nada com Stormy Daniels, tudo está sendo distorcido para fazê-lo ficar mal porque ele está derrubando todos os criminosos neste sistema de elite e nunca antes isso tinha sido feito — disse à AFP Kelly Heath, de 49 anos, usando um boné rosa com a inscrição "Trump Girl" (Garota de Trump).

A cadeia de eventos desencadeada pelo encontro que a atriz pornô está perto de provocar uma consequência histórica: o primeiro indiciamento criminal de um ex-presidente americano. Para que Trump seja considerado culpado, no entanto, os promotores provavelmente precisariam provar que o ex-presidente reembolsou seu ex-advogado Michael Cohen e falsificou dados contábeis com a intenção de esconder violações à legislação eleitoral.

O ex-presidente nega ter mantido relações sexuais com Daniels e insiste que não fez nada de errado. No sábado, Trump deixou claro que um indiciamento será interpretado como “caça às bruxas” e voltou a dizer que será “preso”, pedindo protestos contra a medida.

Apesar do apoio de seguidores fieis, Trump não tem o aval do Partido Republicano e vê parte da direita — particularmente seus doadores ricos — voltarem os olhares para um novo personagem, o governador da Flórida, Ron DeSantis, de 44 anos, que ainda não lançou oficialmente sua candidatura, mas já aparece como um de seus maiores adversários na disputa pela indicação republicana em 2024.

Trump alertou no ano passado que DeSantis não se candidate, pois se o fizer, ameaçou revelar coisas sobre ele "pouco lisonjeiras".


Fonte: O GLOBO