Time vira sobre o Al Ahly com Gabi e Pedro aproveitando falhas do rival

O aproveitamento quase perfeito de Gabigol, a técnica e o oportunismo de Pedro, a tardia mas decisiva participação de Santos. Foram as atuações individuais dos dois centroavantes e do goleiro as principais responsáveis por evitar mais uma derrota decepcionante no Mundial de Clubes. 

A vitória sobre o Al Ahly veio com outra apresentação preocupante do ponto de vista coletivo. Uma equipe que mostra-se novamente vulnerável na defesa e com dificuldade de jogar sem bola com intensidade.

A entrada de Vidal no lugar de Gerson pareceu dar maior proteção ao setor defensivo, acrescida da troca de Matheuzinho por Varela. Mesmo mais compacto, as movimentações para cobrir espaço não aconteceram de forma coordenada, e o Flamengo teve dificuldade de recuperar a bola e mantê-la sob seu domínio para poder criar situações com a sua soma de talentos.

O quarteto formado por Gabigol, Pedro, Éverton Ribeiro e Arrascaeta não funcionou para promover combinações que gerassem perigo e volume de jogo. Nas ligações ofensivas a prioridade foi sempre acelerar o jogo através de Varela e sobretudo Ayrton Lucas. 

O lateral-direito sofreu o pênalti que abriu a contagem do placar nos pés de Gabigol, e exibiu técnica e disposição inicial que agradaram. O ala esquerdo se consolida como titular enquanto um ponta não surge para solucionar a questão da profundidade do ataque.

Entretanto, após o gol, o Flamengo relaxou em campo e assistiu ao adversário reagir. Fabrício Bruno entrou no lugar do lesionado Léo Pereira, mas falhou no gol de empate do Al Ahly ao deixar Abdelkader subir sozinho em cobrança de escanteio. O próprio Pedro também não fechou na jogada do gol de empate.

Ainda assim, Vítor Pereira sinalizou quem pode perder a vaga no ataque na busca por mais consistência. Éverton Ribeiro foi o escolhido para dar vaga a Cebolinha no segundo tempo, quando o time passava por um mau momento. A entrada pela direita melhorou o time pelos lados do campo.

Novamente Thiago Maia teve atuação tecnicamente ruim. Cometeu o pênalti infantil que Santos pegou, mas a dupla com Vidal não teve a pegada necessária. O lance do gol da virada do Al Ahly foi emblemático, quando Abdelkader driblou a defesa rubro-negra inteira dentro da área e tocou no canto.

Depois desse momento a sorte sorriu para o Flamengo, que estava desorganizado e perdido em campo. Em jogada direta para a área, a defesa egípcia falhou, e a bola sobrou para Pedro guardar. Em seguida, o árbitro de vídeo alertou para toque de mão na área, e Gabigol converteu a penalidade.

Com uma a mais, enfim o Flamengo sobrou em campo e Pedro marcou novamente. Após recuo errado da defesa, limpou a marcação e tocou na saída do goleiro. O talento a serviço do Flamengo. Pouco para o time voltar aos bons tempos. Suficiente para não decepcionar mais uma vez em termos de resultado.


Fonte: O GLOBO