Chuva também irá afetar o Rio de Janeiro, mas não deverá ser tão intensa quanto a do início da semana

A previsão do tempo indica que o final de semana deverá ser de chuva nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, o que poderá atrapalhar a festa dos blocos que desfilam no pré-Carnaval de ambas capitais. Segundo o Climatempo, a formação de áreas de instabilidade atmosférica no Sudeste já deve trazer chuva pela manhã de sábado.

— O clima seguirá com muitas nuvens, com pancadas de chuvas e trovoadas isoladas. Para a região Sudeste, além do fim de semana, esse panorama segue até a terça-feira — diz Andrea Ramos, do Instituto Nacional Meteorologia (Inmet)

Segundo dados meteorológicos, a chuva deverá ser mais forte na capital paulista. A Grande São Paulo estará sujeita a temporais ao longo de toda a tarde deste sábado. Rajadas de vento de até 80km/h e raios também estão previstos para ocorrer na Região Metropolitana, de acordo com o Climatempo.

A chuva deverá perder a força ao longo da noite. Já no domingo, a tendência é que amanheça nublado, com o sol aparecendo aos poucos. A precipitação pode voltar ao longo da tarde, com chances de pancadas fortes. Ao longo do final de semana, a temperatura ficará entre 27° e 28°.

Chuva no RJ

A situação é semelhante no Rio de Janeiro. Da Região Metropolitana ao sul do estado, pancadas de chuva podem ocorrer ao longo do sábado. Vendavais de até 70 km/h também podem acontecer na capital. No domingo, o dia começa com sol, mas o tempo volta a se fechar ao longo da tarde, com a possibilidade de novos temporais.

Na cidade do Rio, no entanto, a chuva não deverá ser tão intensa quanto a do início da semana, segundo os dados metereológicos recolhidos até o momento:

— Não temos um conjunto de fatores na atmosfera como tivemos na terça, mas ainda assim é um sistema que sempre preocupa. 

— explica o meteorologista Márcio, Marcio Cataldi, professor da Universidade Federal Fluminense (UFF) — Serão chuvas fortes e bem distribuídas. Mas não como as de terça, seria uma chuva intermediária.

No oeste e sudoeste do estado, no sábado, temporais e rajadas de até 80 km/h pode ocorrer. Segundo Climatempo, a chuva pode causar de alagamentos a enchentes. No domingo, as demais áreas do estado podem sofrer com pancadas de chuva e até mesmo tempestades no centro-sul fluminense.


Fonte: O GLOBO