Cerca de 300 agentes participaram da ação em uma região controlada por uma das famílias mais poderosas da Calábria

Porto Velho, RO - Uma operação da polícia italiana apreendeu cerca de € 250 milhões (aproximadamente R$ 1,38 bilhão) em bens da máfia da Calábria, a temida 'Ndrangheta, informaram fontes oficiais nesta quinta-feira. Cerca de 56 pessoas, a maioria presas por pertencerem à máfia, foram acusadas de extorsão, sequestro, corrupção e posse ilegal de armas, informou o Ministério Público.

A operação aconteceu em uma área controlado pelo clã Mancuso, uma das famílias mais poderosas da máfia calabresa, e contou com a participação de 300 agentes.

Em paralelo à apreensão de bens da máfia, teve continuidade nesta quinta o julgamento, em curso desde 2021, de centenas de membros da 'Ndrangheta. Cerca de 335 pessoas foram ao tribunal sob acusações de homicídio, tráfico de drogas, extorsão, sequestro, lavagem de dinheiro e tráfico de influência.

Entre os interrogados estava Luigi Mancuso, líder das chamadas 'ndrinas, segundo a terminologia da organização, e chefe durante décadas na província de Vibo Valentia, no sul da Itália.

Construída em torno de laços familiares em uma das regiões mais pobres do país, a 'Ndrangheta aprendeu a operar e exercer seu poder e opressão em silêncio, sem cometer grandes crimes de sangue. Subestimada por décadas, tornou-se a principal importadora e distribuidora de cocaína na Europa, superando até mesmo a Cosa Nostra, a máfia siciliana, cujo último poderoso chefão, Matteo Messina Denaro, foi preso este mês após 30 anos foragido.


Fonte: O GLOBO