Para 45%, movimentos que questionam o resultado das urnas são antidemocráticos. O mesmo percentual entende que os protestos respeitam a democracia

Porto Velho, RO
- Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira mostra que os brasileiros estão divididos sobre os atos bolsonaristas que questionam o resultado das eleições e pedem uma intervenção militar. Para 45%, os movimentos são antidemocráticos. O mesmo percentual, porém, diz que os protestos fazem parte da democracia.
 

O que os brasileiros pensam sobre os atos antidemocráticos — Foto: Genial/Quaest

Entre os eleitores de Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição derrotado nas urnas, 70% afirmam que os atos são democráticos. E 23% discordam. Os eleitores de Lula acreditam, em sua maioria (65%), que os protestos não fazem parte do regime democrático. Veja os números:


70% dos eleitores de Bolsonaro dizem que os atos são democráicos — Foto: Genial/Quaest

Desde que Bolsonaro foi derrotado nas urnas, apoiadores têm organizado protestos pelo país pedindo intervenção militar contra o resultado proclamado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Com a proibição do bloqueio de rodovias e ações de desmobilização da Polícia Rodoviária Federal, bolsonaristas passaram a ocupar portas de quartéis — muitos, inclusive, acampados em barracas.

Nas últimas semanas, porém, os atos têm perdido adesão. No Dia dos Finados, 30,7 mil pessoas se reuniram em frente ao Comando Militar do Sudeste, no bairro do Paraíso, em São Paulo, para questionar a vitória de Lula, segundo estimativa feita por pesquisadores da USP. Duas semanas depois, no feriado de Proclamação da República, o grupo caiu para 14,4 mil pessoas, menos da metade do registrado no início de novembro, embora o volume de pessoas ainda tenha sido significativo.

A margem de erro é de 1,2 mil pessoas para mais ou menos. O cálculo foi feito a partir de fotos aéreas de drones que sobrevoam toda a extensão de um ato público, o que inclui também até as partes mais vazias. Com a implementação aberta do algoritmo Point to Point Network (P2PNet), as cabeças são automaticamente contadas de cima.

Investigações da Polícia Federal

Nesta terça, a Polícia Federal prendeu um empresário que participava de manifestação antidemocrática em frente ao Quartel-General do Exército, em Brasília. A ordem partiu do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. O Supremo, junto ao Ministério Público, tem investigado quem está por trás da organização dos atos. Na quarta, Moraes também determinou o afastamento de um prefeito de Mato Grosso que incentivou apoio a atos antidemocráticos e determinou a aplicação de multa de R$ 100 mil aos proprietários dos veículos usados nos atos.

O levantamento da Genial/Quaest mostra que nove em cada dez brasileiros acreditam que o país saiu da eleição dividido. Só 8% pensam o oposto e afirmam que o Brasil está, na verdade, mais unido.


O 'saldo' das eleições — Foto: Genial/Quaest

A Quaest fez entrevistas presenciais domiciliares com 2.005 brasileiros de todo o país entre 3 e 6 de dezembro. A pesquisa tem nível de confiança de 95% e margem de erro estimada em dois pontos percentuais para mais ou para menos.



Fonte: O GLOBO