Percentual dos que acreditavam que a economia iria melhorar no próximo ano despencou de 75% para 48%, informa Genial/Quaest

Porto Velho, RO -
Os brasileiros ficaram mais pessimistas em relação ao cenário econômico do país após a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na véspera da eleição, somavam 75% os que acreditavam que a economia iria melhorar no próximo ano. Agora, esse percentual caiu para 48%.

Os dados são da pesquisa "O Brasil que queremos", da Genial/Quaest, divulgada nesta quinta-feira. De acordo com o levantamento, os brasileiros que acreditam numa piora da economia passaram de 6% no dia 30 de outubro para 29%. Veja os números:


Expectativa em relação ao cenário econômico — Foto: Genial/Quaest

A perspectiva de melhora na economia caiu mesmo entre os eleitores de Lula. Eram 76% os que tinham esperança de melhora nos próximos 12 meses. Agora são 66%. Mas os eleitores de Jair Bolsonaro (PL) são os mais pessimistas: 30% acreditam na melhora (eram 81%) e 45% num cenário desfavorável (eram 3%). Com a derrota do candidato à reeleição, houve uma reavaliação de futuro por grande parte dos simpatizantes de atual governo. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos.


Expectativa econômica muda de acordo com o voto do eleitor — Foto: Genial/Quaest

A Genial/Quaest também perguntou aos entrevistados qual tema deveria ser prioridade do governo Lula. Um quarto disse que a economia é o setor que deve receber mais atenção do petista. Em seguida estão as questões sociais, citadas por 20%, e a saúde e a pandemia, lembradas por 16%. A corrupção, que já chegou a ocupar o topo das prioridades dos brasileiros, foi citada por 11%.


Veja qual tema deve ser prioridade para Lula — Foto: Genial/Quaest

Para 24% dos brasileiros, a prioridade do próximo presidente da República na pauta econômica deve ser o investimento em políticas públicas para gerar empregos. Outros 23% dizem que Lula deve focar em controlar a inflação e 18% citam a diminuição de impostos para todos como uma urgência.


Para brasileiros, investimento em políticas para gerar emprego deve ser prioridade do próximo governo, mostra pesquisa — Foto: Genial/Quaest

O instituto fez entrevistas presenciais domiciliares com 2.005 brasileiros de todo o país entre 3 e 6 de dezembro. A pesquisa Genial/Quaest tem nível de confiança de 95%.


Fonte: O GLOBO