‘Lunática’ x ‘esquisito’: Kamala e Trump protagonizam troca de farpas antes das eleições nos EUA — Foto: Brandon Bell e Kamil Krzaczynski/AFP
Veja, abaixo, como assistir e o que esperar do debate:
Onde assistir?
No Brasil, o debate será transmitido ao vivo pela GloboNews a partir das 22h com tradução simultânea em português.
A CNN também transmitirá o evento a partir das 21h45. Assinantes da Disney+ poderão assistir pela plataforma.
Onde ocorrerá?
O debate ocorrerá no National Constitution Center, na Filadélfia, Pensilvânia. A região é um dos sete estados-pêndulo, ou seja, que votam em democratas ou republicanos dependendo dos candidatos. Por causa do sistema de votação americano, os estados-pêndulo têm grande influência nas eleições.
Quem são os moderadores?
Os moderadores serão os jornalistas David Muir, âncora do “World News Tonight”, e Linsey Davis, âncora do “ABC News Live Prime”.
Quais são as regras do debate?
- Não haverá público ao vivo;
- O debate terá a duração de 90 minutos, com dois intervalos comerciais;
- Cada candidato terá dois minutos para responder às perguntas, mais dois minutos para réplicas e um minuto adicional para acompanhar ou responder ao que o outro candidato disse;
- Os microfones dos candidatos serão silenciados quando não for a vez de um deles de falar;
- Não serão permitidas notas pré-escritas, mas os candidatos poderão fazer anotações no papel durante o debate;
- Donald Trump fará a declaração final porque sua campanha venceu a disputa no cara ou coroa.
Embora as perguntas não tenham sido antecipadas, os temas de debate são conhecidos. Segundo as pesquisas, a economia é a principal preocupação dos americanos, e é provável que parte do debate seja destinada a ouvir as ideias deles sobre como reduzir o custo de vida.
Eles também devem falar sobre a migração ilegal na fronteira com o México, um dos temas preferidos do republicano, que ameaça ordenar uma deportação em massa de migrantes caso retorne à Casa Branca após a eleição de 5 de novembro. Outro tema importante é o direito ao aborto, que Kamala defende com veemência e sobre o que Trump prefere não se aprofundar para evitar a perda de votos.
A equipe do republicano confia na experiência de Trump, que participará de seu sétimo debate presidencial, enquanto os democratas esperam golpes baixos. Na segunda-feira, Kamala disse “não ter limites para o quão baixo [Trump] pode chegar”, e que era necessário “estar preparado para o fato de que ele provavelmente falará muitas mentiras”.
Durante décadas, os debates permitiram que um candidato se distinguisse do seu rival, mas não afetaram consideravelmente a campanha. O cenário, no entanto, mudou em junho, quando o desempenho considerado desastroso do presidente Joe Biden precipitou sua desistência da reeleição, anunciada em 21 de julho, quando ele passou o bastão para a vice-presidente. (Com AFP)
Fonte: O GLOBO
0 Comentários