Em story no Instagram, governador de Minas Gerais cita aspa de presidente dos Estados Unidos. Há poucos dias, político compartilhou frase atribuída ao líder fascista Mussolini

O governador de Minas Gerais Romeu Zema (Novo) voltou a publicar uma aspa polêmica em suas redes sociais. Dias após compartilhar um texto atribuído ao ditado fascista italino Benito Mussonili, o chefe do Executivo mineiro postou uma frase em que liga a democracia à escolha de tiranos. A frase, do presidente dos Estados Unidos James Madison diz: "Democracia é o direito das pessoas escolherem o próprio tirano".

Zema costuma publicar frases "motivacionais" em seu perfil diariamente. James Madison foi o quarto presidente americano, e comandou o país norte-americano entre 1809 e 1817. Madison é considerado o "Pai da Constituição".

No início do mês, Zema havia dado um "bom dia" aos seguidores com uma citação atribuída a Mussolini: "Fomos os primeiros a afirmar que, quanto mais complexa de torna a civilização, mais se deve restringir a liberdade do indivíduo". A postagem ocorreu no dia seguinte à condenação de Bolsonaro pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e é utilizada por apoiadores da extrema-direita no intuito de criminalizar a esquerda.

Em função da repercussão negativa da frase de Mussolini, o governo divulgou uma nota afirmando que Zema é "defensor das liberdades individuais" e que a citação foi postada em "alerta sobre os riscos de um estado inchado, com altas cobranças de impostos e gastos desregulados, mas sem capacidade de investimentos básicos para a população". A gestão reitera que não há consonância com o ditador italiano.


Fonte: O GLOBO