Um indígena Yanomami, de 36 anos, morreu e outros dois foram baleados na comunidade Uxiu, na tarde desde sábado

A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, disse que uma comitiva interministerial do governo federal está caminho de Roraima para reforçar a ações contra garimpeiros da Terra Yanomami, o maior território indígena do Brasil. Um indígena Yanomami, de 36 anos, morreu e outros dois foram baleados na comunidade Uxiu, na tarde desde sábado. Órgão acusa garimpeiros pelos crimes.

"Com muito pesar soubemos do ataque a tiros de garimpeiros contra 3 indígenas Yanomami, 1 veio a óbito e os outros 2 estão sob atendimento em estado Grave. Uma comitiva interministerial está a caminho de Roraima para reforçar ainda mais as ações de desintrusão dos criminosos", publicou Guajajara no Twitter.

Nas imagens compartilhadas pelo presidente Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami e Ye'kwana (Condisi-YY), Júnior Hekurari Yanomami mostram os feridos sendo resgatados e removidos ao Hospital Geral de Roraima (HGR) nesta manhã. Uma das vítimas foi identificada como Ilson Xirixana, de 36 anos. 

Segundo Júnior, ele atuava como agente indígena de saúde (AIS). Após ser atingido, Xirixana chegou a ser socorrido com vida e encaminhado a uma unidade de saúde dentro da Terra Indígena Yanomami, mas não resistiu e veio a óbito na manhã deste domingo.

Através do Twitter, Sonia Guajajara afirmou ainda que pediu ao Ministério da Justiça para que reforce na Polícia Federal investigação sobre o ataque na Terra Indígena Yanomami, em Roraima.


Fonte: O GLOBO