Astro do basquete 'esnobou' item por causa de patrocinador; Sotheby's afirma que item carrega história olímpica e lealdade do jogador à marca Nike

A jaqueta que o astro do basquete Michael Jordan usou para receber a medalha de ouro com o "Dream Team" (O Time dos Sonhos) nas Olimpíadas de 1992, em Barcelona, está à venda. A expectativa da casa de leilões Sotheby's é que o item icônico saia por até US$ 3 milhões — o equivalente a quase R$ 15 milhões. A empresa de Londres vai aceitar lances pelo traje até 28 de junho.

Enquanto recebia a medalha, o esportista cobriu o logotipo da Reebok da jaqueta. Isso, por lealdade à concorrente Nike, da qual foi o rosto durante toda a carreira. Outros astros ligados à marca — Magic Johnson e Charles Barkley — fizeram o mesmo.

"Michael Jordan envolto na bandeira americana - e isso não é apenas por razões patrióticas", afirmou o comentarista Marv Albert durante a transmissão da cerimônia de premiação, em 1992.

De acordo com a Sotheby's, a jaqueta foi dada de presente a Brian McIntyre, ex-funcionário de relações com a mídia da NBA, a liga americana de basquete. Jordan teria jogado o item para ele e dito: "Eu certamente não a quero".

"Para o Brian. Obrigado por tudo", diz um texto escrito a mão no lado esquerdo da vestimenta.

O representante da Sotheby's Brahm Watcher disse ao "DailyMail" que a jaqueta traz consigo o aspecto lendário da história olímpica, além da lealdade de Jordan à Nike. Para ele, a influência do Dream Team para o basquete é "imensurável".

— Ser capaz de vender esta relíquia de um evento mundial tão histórico, que muitas vezes é creditado por multiplicar a popularidade e o alcance global do basquete, é raro e incomparável — afirmou Watcher ao jornal britânico.

A jaqueta de Jordan também estará disponível para exibição pública na Sotheby's de Nova York de 24 de junho até o fim do leilão, em 28 de junho.


Fonte: O GLOBO