Yevgeny Prigojin trava um imbróglio com o Exército russo, que vê desavenças sobre atuação dos paramilitares

O fundador do grupo paramilitar russo Wagner ameaçou nesta sexta-feira retirar seus combatentes a da cidade de Bakhmut, epicentro dos confrontos no leste da Ucrânia, no dia 10 de maio devido à falta de munições. A atuação do Wagner é alvo de tensões com o Exército russo, onde setores temem que os paramilitares estejam adquirindo protagonismo demasiado.

— Em 10 de maio de 2023 teremos que entregar nossas posições em Bakhmut às unidades do ministério da Defesa e retirar as unidades do grupo Wagner dos acampamentos de retaguarda — disse Yevgeny Prigojin em um vídeo publicado em seu canal no Telegram. — Vou retirar as unidades Wagner de Bakhmut porque, sem munições, enfrentam uma morte absurda.

Os combatentes do grupo Wagner assumiram um papel de protagonismo na ofensiva da Rússia na Ucrânia e estão à frente da luta de vários meses para conquistar Bakhmut, a batalha mais longa e sangrenta da guerra até o momento. O ultimato foi anunciado após semanas de tensões entre o grupo Wagner e o Exército russo.

Prigojin acusa o Estado-Maior de não fornecer munições suficientes a seu grupo paramilitar, para que este não conquiste uma vitória que ofuscaria o Exército oficial.

— Nós tomaríamos a cidade de Bakhmut antes de 9 de maio. Quando perceberam isso, os burocratas do exército interromperam as entregas de munições — acusou Prigojin .

Em outro vídeo publicado no Telegram, o chefe do Wagner mostra o que, segundo ele, são fileiras de seus combatentes mortos. Na gravação, ele acusa o ministro da Defesa da Rússia, Sergey Shoigu, e o comandante do Estado-Maior, Valery Gerasimov.

— Prigojin Shoigú! Gerasimov! Onde está a 'porra' da minha munição?", questiona Prigojin, muito irritado. — Eles vieram até aqui como voluntários e estão morrendo para que vocês possam engordar em seus escritórios — completou, de pé, ao lado de vários cadáveres com uniformes militares.

O grupo Wagner sofreu grandes baixas nos últimos meses ao tentar conquistar a cidade de Bakhmut. Os paramilitares conquistaram grande parte da cidade, mas não conseguiu tomar o restante das posições ucranianas.

Embora o Kremlin negue qualquer tensão dentro das forças russas, as declarações recentes de Prigojin mostram o contrário.

— Estes jovens são do grupo Wagner. Morreram hoje. O sangue deles ainda está fresco — afirmou na segunda gravação, antes de acrescentar que os comandantes do exército "irão para o inferno" por não enviar munição.


Fonte: O GLOBO