Cerca de US$ 5,4 milhões foram apreendidos em conta do magnata russo Konstantin Malofeyev, grande parte investida em banco do Texas

Os Estados Unidos transferiram, pela primeira vez, nesta quarta-feira, milhões de dólares confiscados de um oligarca russo a um fundo para a reconstrução da Ucrânia. De acordo com o Departamento de Justiça americano, cerca de 5,4 milhões de dólares (aproximadamente R$ 26,7 milhões), apreendidos do magnata russo Konstantin Malofeyev, foram entregues ao Departamento de Estado para serem usados para "remediar os danos da guerra injusta da Rússia", afirmou, em nota, o procurador-geral Merrick Garland.

, que fez fortuna nos setores bancário, de telecomunicações e mídia, foi indiciado, em abril de 2022, por violar sanções relacionadas à guerra separatista na região do Donbass, apoiada pela Rússia, e à ocupação da Crimeia por Moscou.

Para os Estados Unidos, Malofeyev é uma importante fonte de financiamento dos separatistas pró-russos no leste da Ucrânia. Junto à acusação, o governo dos Estados Unidos confiscou os 5,4 milhões de dólares em bens do oligarca, a maior parte em um investimento dele em um banco do Texas.

Washington determinou o embargo dos ativos de vários magnatas russos vinculados a ações da Rússia em 2014 e à invasão da Ucrânia, em 2022.

— Embora represente a primeira transferência americana de fundos russos confiscados para a reconstrução da Ucrânia, não será a última — afirmou Garland.


Fonte: O GLOBO