Premier League mudou horário das partidas de sábado e orientou que clubes ingleses toquem 'God Save de King' antes dos jogos

A coroação do rei Charles III, que acontece neste sábado, em Londres, mexe também com o mundo do futebol britânico. 

Na Inglaterra, diante das orientações da Premier League para que o novo monarca seja homenageado nas partidas que acontecerão no dia da cerimônia, o Liverpool vive um dilema: está dividido entre agradar à Coroa — e correr o risco de provocar um vexame para a família real, com uma vaia generalizada de sua torcida — ou ignorar as sugestões da Liga. 

Já na Escócia, onde não houve pedido para tributos nos jogos de sábado, manifestações antimonarquia já vêm dando o tom nos estádios.

Entenda as orientações da Premier League
  • A Liga inglesa alterou datas e horários de algumas partidas, para que não coincidissem com a cerimônia, e orientou que os clubes ingleses toquem o hino "God save the King" antes dos jogos deste sábado. Serão cinco ao todo: Bournemouth x Chelsea; Manchester City x Leeds; Tottenham x Crystal Palace; Wolverhampton x Aston Villa; e Liverpool x Brentford
  • Segundo a imprensa local, a entidade ainda recomendou a exibição de fotos de Charles em telões, programas e postagens das redes sociais.
  • Apenas um dos jogos será na capital Londres, onde acontecerá a coroação de Charles: o Tottenham recebe o Crystal Palace, às 11h (de Brasília). A cerimônia terá início quatro horas antes, às 7h, e será mostrada no estádio ao vivo, no telão. O clube já confirmou que tocará o hino. Jogadores e árbitros deverão se posicionar no círculo central para ouvir "God save the King".
O dilema do Liverpool

  • O Liverpool, que recebe o Brentford no Anfield Road neste sábado, ainda não se posicionou sobre as recomendações da Liga: não se sabe se vai cumpri-las ou não.
  • O problema é que a cidade e os torcedores do time são majoritariamente contra o regime monárquico e não costumam ser receptivos a homenagens à coroa.
  • A torcida tem histórico de vaias ao hino nacional no Wembley Stadium, em Londres, único local onde ele é sempre tocado. Em casa, a reação tende a ser ainda mais negativa — grande temor da Coroa britânica.
  • As orientações da Liga não são obrigatórias, embora exista uma pressão para que sejam seguidas em todos os jogos. Mas não há sanções previstas caso o Liverpool se negue a cumprir os pedidos no dia da coroação.
  • O treinador da equipe, o alemão Jürgen Klopp, preferiu fugir da polêmica. Questionado no início da semana, o técnico afirmou que "é uma decisão do clube".
Manifestações no Campeonato Escocês

  • Na semana passada, a coroa pediu que toda a população jurasse fidelidade ao Rei e seus herdeiros no momento da coroação. Uma tradição que normalmente acontecia somente no interior da Abadia de Westminster, onde ocorre a cerimônia. Ela foi expandida ao resto do povo, que poderá participar do juramento.
  • Horas após o anúncio, os torcedores do Celtic, que jogava em Glasgow, na Escócia, manifestaram-se em oposição à monarquia.
  • Imagens, que viralizaram nas redes sociais, mostram o momento em que a arquibancada escocesa canta a frase "você pode enfiar a coroação na sua *****" em uníssono. Veja o vídeo:
  • Primeiro-Ministro escocês e torcedor do Celtic, Humza Yousaf estava no estádio durante a partida, que terminou em vitória por 1 a 0 para o alviverde contra o Rangers.
  • O clássico entre os dois clubes reúne torcidas politicamente opostas: uma contra e outra a favor da monarquia. Enquanto os torcedores do Celtic cantavam em oposição, fãs do Rangers balançavam bandeiras com o rosto de Charles e os dizeres "Vida longa ao Rei".
  • No sábado, manifestações podem voltar a acontecer no Campeonato Escocês. O Hibernian, clube de Edinburgo, terá uma partida em casa. Em jogos anteriores, sua torcida já entoou o coro "Lizzie is in a box" (Lizzie está dentro de uma caixa, na tradução do inglês. Uma referência à morte da Rainha Elizabeth II, mãe de Charles, ocorrida em setembro) e pode aproveitar o dia da coroação para criticar novamente a família real.


Fonte: O GLOBO