Jorge Castilho tem 41 anos e já levou o time à final do Campeonato Paranaense em 2022

O Maringá vem fazendo história nesta temporada. Além de chegar à semifinal do Campeonato Paranaense, a equipe está pela primeira vez na terceira fase da Copa do Brasil e venceu o Flamengo por 2 a 0, abrindo boa vantagem para o jogo da volta. O comandante deste ótimo trabalho é Jorge Castilho, um técnico de 41 anos que é reconhecido por suas ideias modernas e já trabalhou como motorista de aplicativo.

Jorge Castilho era jogador de futebol profissional, mas, em 2002, por conta de seguidas lesões no joelho, precisou se aposentar dos gramados de maneira precoce. Contudo, ali começava sua carreira como treinador. Nove anos depois da aposentadoria, ele foi chamado pelo Guarujá, clube da cidade de onde nasceu, para fazer parte das categorias de base da equipe.

Em 2020, o treinador foi chamado pelo Maringá para ser auxiliar técnico na 2ª divisão do Campeonato Paranaense. Após a demissão do então técnico da equipe, Jorge Castilho herdou a vaga de comandante, foi conquistando a confiança do grupo e da diretoria, conseguiu levar o time ao segundo lugar e garantiu acesso à primeira divisão estadual.

Jorge Castilho seguiu fazendo história no Maringá. No Campeonato Paranaense de 2022, o treinador levou seu time à final estadual, na qual foi derrotado pelo Coritiba. No entanto, após a competição, o técnico, pela falta de compromissos no calendário da equipe, teve sua renovação congelada e para não correr risco de ficar sem sustento, começou a trabalhar como motorista de aplicativo. Na época, a história foi contada pelo programa Meio Dia Paraná, da TV Globo.

Ao programa, Jorge Castilho contou que precisou trabalhar como motorista de aplicativo para garantir o sustento de casa e ainda contribuir com o projeto social que gere.

— Acabou o primeiro semestre, a gente não conseguiu outra proposta e tem que se virar. Eu optei por trabalhar em aplicativo, porque é uma maneira de levar um sustento para casa e dar continuidade ao projeto social que tenho no Guarujá (em São Paulo), onde a gente revela atletas e indica para clubes — afirmou.

Hoje, a situação é bem diferente. Após boa campanha no estadual, o Maringá conseguiu uma vaga na Série D do Brasileirão e ainda está vivo na Copa do Brasil, onde enfrenta o Flamengo no Maracanã, pelo jogo da volta da terceira fase, no dia 26 deste mês. Jorge Castilho terá calendário para o ano todo e não precisará se aventurar como motorista de aplicativo nesta temporada.


Fonte: O GLOBO