Projeto incentiva prática de atividades físicas e eleva autoestima de participantes

Porto Velho, RO - Chegar à terceira idade com saúde, bem-estar e alegria é o que muitos buscam ao longo da vida. Iniciativas que incentivam a prática de atividades físicas acabam elevando a autoestima e, consequentemente, contribuindo para uma vida mais saudável.

Um desses instrumentos é o projeto Viver Ativo, da Prefeitura de Porto Velho, realizado através da Secretaria de Esporte e Lazer (Semes). O Viver Ativo busca melhorar a qualidade de vida e a longevidade, por meio de exercício físico regular e orientado para o idoso.

No polo do bairro Esperança da Comunidade, zona leste da capital, são cerca de 50 alunos que realizam atividades duas vezes por semana, às segundas e quartas-feiras.

O projeto transforma a vida de muitas pessoas, como a de Antônia Aguiar, de 70 anos, que participa do Viver Ativo há dois anos. A rotina é outra depois que começou a se exercitar. "Aqui é muito bom. Bom para a saúde da gente. Eu não conseguia quase andar, por causa da artrose e bursite. Hoje eu só agradeço, porque isso aqui é o bem da nossa saúde", disse a idosa.


Aulas proporcionam exercícios físicos regulares e orientados para os idosos

A aposentada Maria de Jesus, 77 anos, frequenta há três anos, e faz questão de não faltar a nenhuma aula. "Aqui a gente se sente melhor, o dia que eu não venho já me sinto ruim, eu gosto daqui. Melhorou a saúde, o peso e o sono".

A emoção de quem participa é constatada por meio dos movimentos, das brincadeiras e pela interação. Maria da Conceição, 70 anos, fala que o projeto é o local onde ela se sente feliz, momento de voltar à juventude. "Aqui é maravilhoso, me sinto jovem outra vez. A doença mando embora e a cada dia aprendo coisas novas", afirma dona Maria.

ACOMPANHAMENTO

Os exercícios são preparados com todo carinho pela professora Patrícia Lemos, que fica emocionada com as conquistas dos alunos.“Dá muito orgulho, porque a gente vê ao final de um ano, o quanto eles evoluem tanto fisicamente, emocionalmente e socialmente, porque é um trabalho de inclusão. Um grupo que já é uma família. Esse trabalho é a razão da minha vida”, conclui a professora.

O Viver Ativo é satisfatório para quem participa, mas também para quem promove. Segundo a secretária da Semes, Ivonete Gomes, é um momento para eles perceberem que a vida precisa ser vivida com alegria, apesar das dificuldades do dia a dia.

“Eles se transformam, esquecem os problemas e voltam a sonhar. É muito lindo ver essa alegria de viver que eles têm em participar, isso é muito gratificante e dá muito orgulho”, finaliza Ivonete Gomes.


Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)