Durante o Cidadania Empresarial foram realizadas palestras e oficinas

Porto Velho, RO - A terceira edição do programa Cidadania Empresarial, realizada no Sebrae em Ariquemes, recebeu durante três dias 371 empreendedores em busca de atendimentos, palestras e oficinas. Sendo 195 pessoas que buscaram algum tipo de atendimento ou orientação e 176 que participaram de palestras e oficinas sobre temas relacionados a negócio.

O serviço mais procurado foi com relação a orientações quanto à formalização do negócio. Ao todo, 45 empreendedores saíram de lá com seus negócios formalizados, sendo 39 Microempreendedor Individual – MEI, 5 Microempresa – ME e 1 Empresa de Pequeno Porte.

De acordo com o governador Marcos Rocha, todo estímulo ao empreendedor também ajuda a fomentar a economia. “Estamos trabalhando para fortalecer Rondônia e valorizar o pequeno negócio. Trata-se de uma prioridade do Governo do Estado”, afirmou.

O empreendedor Pablo Viscoles, também aproveitou o programa em Ariquemes para formalizar o negócio. “Eu tenho carrinho de churros, o primeiro passo está sendo abrir o CNPJ para ir crescendo cada vez mais”, declarou.

A empresária Elenilda Rocha estava com um largo sorriso no rosto, depois de muitos anos como MEI, aproveitou a oportunidade para trocar o porte da empresa. Saiu de MEI para ME. Inclusive, durante a cidadania empresarial as taxas da junta comercial estavam isentas para abertura de empresa ME e EPP. ‘Foi uma grande oportunidade poder fazer algo que eu já queria muito, que era mudar o porte da empresa com benefícios, estou muito feliz, sei que é um novo passo para o meu negócio e sinal que estamos crescendo”.


Elenilda trocou o porte da empresa de MEI para ME durante do Cidadania Empresarial

Além dos serviços de formalização (33%) e orientação para formalização (16%) bastante procurados, outros atendimentos foram realizados, como consultoria contábil (12%), emissão de declaração anual de faturamento e regularização (9%), alteração cadastral, microcrédito (5%), emissão de alvará (3%) encerramento de empresa (2%), emissão de Documento de Arrecadação do Simples Nacional – DAS, alteração de porte, emissão de nota fiscal, emissão de guia de Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana – IPTU e emissão de guia de Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor – IPVA (1%).

ENTIDADES

As entidades que estavam realizando o atendimento eram: Conselho Regional de Contabilidade – CRC, Serviço Brasileiro de apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae, Junta Comercial de Rondônia – Jucer, Secretaria Municipal de Fazenda – Semfaz, Escritórios Contábeis, Microcrédito Proampe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico – Sedec, Instrumentos de Crédito e Secretaria de Estado de Finanças – Sefin.

Para o gerente do Cidadania Empresarial, a 3ª Edição do Programa cumpriu seu objetivo. “Proporcionar visibilidade ao empreendedor: estimular a formalização e regularização dos pequemos negócios rondonienses, incentivar a cultura empreendedora, a educação fiscal e aproximar as instituições públicas como grandes parceiros dos pequemos empresários, são os nossos objetivos”, salientou.

Fonte: Secom - Governo de Rondônia