Drones para aplicação de produtos agrícolas serão expostos durante a RRSI

Porto Velho, RO - A 10º edição da Rondônia Rural Show Internacional contará com a participação de empresas especializadas no desenvolvimento de softwares de gestões, com portfólios completos de soluções para o Agro.

Entre elas está uma das principais redes de distribuição de produtos agropecuários de Rondônia, que mostrará tecnologias e soluções disponíveis à agricultura de precisão, que visam melhorar a eficiência e a produtividade agrícola.

AGRICULTURA DE PRECISÃO

Algumas dessas tecnologias incluem: drones para aplicação de produtos agrícolas, que é uma tecnologia emergente na agricultura de precisão. Esses aparelhos são equipados com sistemas de pulverização que permitem a aplicação precisa de inseticidas, herbicidas e fertilizantes em áreas específicas, o que pode reduzir o desperdício de insumos e melhorar a eficiência da aplicação.

Os drones para aplicação de produtos agrícolas podem ser uma alternativa eficiente e econômica para as aplicações terrestres, especialmente em áreas de difícil acesso ou terrenos acidentados.

Outra tecnologia que vai estar à disposição dos visitantes, será a de análise de seiva, que é uma técnica utilizada para medir a concentração de nutrientes em plantas em tempo real, fornecendo informações valiosas sobre a saúde e o estado nutricional das plantas.

Essa técnica é baseada na coleta de seiva de plantas, que contém nutrientes solúveis em água, como nitrogênio, fósforo, potássio e outros elementos. A análise de seiva pode ser uma ferramenta valiosa para a gestão nutricional de cultivos, permitindo aos produtores monitorar o estado nutricional das plantas e ajustar a fertilização de acordo com as necessidades das culturas.

INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE

O engenheiro agrônomo, Renato Chies enfatiza que, a Rondônia Rural impulsiona o crescimento no setor. “Há quase uma década, a Rondônia Rural Show Internacional sedia grandes eventos do Agro no Estado. Este ano, estamos empenhados em compreender as necessidades dos produtores rurais, que impulsionam efetivamente o crescimento do setor. Acreditamos que a tecnologia pode acelerar esse processo e levar Rondônia ao topo da produção de alimentos”, disse.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha pontua que, “a vinda dessas empresas que investem em tecnologia sustentável para a Feira, faz com que a Rondônia Rural Show valorize ainda mais. São especialistas dos mais renomados, que vão estar compartilhando seus conhecimentos com os nossos produtores”, assegurou.


Análise de seiva pode ser uma ferramenta valiosa para a gestão nutricional de cultivos

Segundo o secretário de Agricultura do Estado, Luiz Paulo, a sustentabilidade e a produtividade são dois aspectos fundamentais quando se trata de agronegócio. “As tecnologias que serão apresentadas durante a Feira irão trazer benefícios específicos à produção agrícola. É importante conhecer novas ideias tecnológicas que estão disponíveis no mercado para escolher a que melhor se adéqua às necessidades da propriedade”, comentou.

Essas são apenas algumas das tecnologias disponíveis no mercado para a agricultura de precisão, vale lembrar que o Centro Tecnológico está sendo preparado para oferecer aos visitantes e expositores, as melhores condições de infraestrutura já vistas em todas as edições. A 10ª edição da Rondônia Rural Show acontecerá de 22 a 27 de maio, no Centro Tecnológico Vandeci Rack, no município de Ji-Paraná.

Fonte: Secom - Governo de Rondônia