Parlamentar foi proponente da outorga de honrarias como Título Honorífico de Cidadão de Rondônia e Medalha de Honra ao Mérito

Porto Velho, RO - Proposta pelo deputado estadual e líder do Governo, Laerte Gomes (PSD), a solenidade realizada na tarde desta segunda-feira (10) homenageou com a outorga de honrarias, importantes autoridades do Tribunal de Justiça (TJ-RO), do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO), Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RO) e personalidades do estado de Rondônia. O evento foi realizado no Plenário da Assembleia Legislativa.

Entre os homenageados, representando o Tribunal de Justiça de Rondônia, o presidente do órgão, desembargador Marcos Alaor Diniz Granjeia, desembargador Rinaldo Forti Silva, desembargador José Jorge Ribeiro da Luz, desembargador José Torres Ferreira, o presidente, do Tribunal Regional Eleitoral, Paulo Kiyochi Mori, o presidente do Tribunal de Contas, Paulo Curi Neto e o ex-secretário do Governo do Território Federal de Rondônia, Willian José Curi.

A mesa de trabalhos foi composta pelos deputados estaduais Laerte Gomes e Ribeiro do Sinpol (Patriota) juntamente com o chefe da Casa Civil, Junior Gonçalves; a deputada federal, Silvia Cristina (PL); o presidente do TJ-RO, desembargador Marcos Alaor Diniz Granjeia; o presidente do TCE-RO, Paulo Curi Neto; presidente do TRE-RO, Paulo Kiyochi Mori; o procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Rondônia, Ivanildo de Oliveira; o defensor-geral do Estado, Hans Lucas Immich; e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional de Rondônia, Márcio Melo Nogueira.

Após fazer abertura oficial da solenidade e expressar seus agradecimentos a todos os presentes, o deputado Laerte Gomes se referiu ao momento como um marco histórico, pois, segundo o parlamentar, os homenageados estavam sendo “batizados pelo povo de Rondônia como cidadãos rondonienses”.

“Hoje estamos, em nome do povo de Rondônia, batizando e reconhecendo toda a história de vida, de luta, de perseverança, de pioneirismo, de bandeirantes de cada um de vocês que hoje recebem, por muito merecimento, esta homenagem com o Título Honorífico de Cidadão de Rondônia”, disse o parlamentar.

Em seguida, o presidente da OAB, Márcio Melo Nogueira, iniciou seu discurso cumprimentando o deputado Laerte Gomes que, segundo ele, tem feito história na condução do parlamento legislativo quando esteve na posição de presidente da Casa de Leis.

O presidente da OAB também dedicou sua fala a Willian Curi, reconhecido como um dos construtores da estrutura do Estado de Rondônia. “Se tem um homem de visão neste estado, que conseguiu enxergar naquele monte de mata, monte de floresta o que hoje nós vemos, este homem foi William Curi.

Dono de uma história que merece ser contada, lembrada e, certamente, o estado não seria o que é, não teria a configuração que tem, não fosse a visão e a capacidade de execução de Willian Curi que, não satisfeito, ainda nos lega esse grande jurista, fundamental para o nosso tempo que é, Paulo Curi. Portanto, deixo as minhas homenagens e as homenagens da advocacia rondoniense, todos são muito merecedores. Parabéns”, declarou Nogueira.

Em seguida, o defensor-geral do Estado, Hans Lucas Immich fez seu pronunciamento e iniciou parabenizando o deputado Laerte Gomes pela iniciativa e afirmando “não ser à toa, ele ter sido o deputado mais bem votado do estado” e comentou sobre seu respeito aos homenageados.

“Deixo aqui consignado, o meu respeito e o respeito da Defensoria Pública a cada um dos ilustres homenageados. Acredito que a grande maioria de nós, é um imigrante aqui em Rondônia. Eu, por exemplo, vim do Rio Grande do Sul, em 2009, e se hoje esse estado é tão pujante, tão forte, próspero, foi pelas pessoas que vieram antes, são vossas excelências. Recebam nosso carinho e nossa dedicação. Parabéns e muito obrigado pela oportunidade”, disse Immich.

O procurador-geral do MP-RO, Ivanildo de Oliveira, parabenizou o proponente da solenidade e ressaltou a satisfação quanto à indicação dos nomes a serem homenageados na ocasião. “Trago um abraço do Ministério Público, falo em nome de todos que o integram e, com certeza, todos nós ficamos felizes com essas indicações dos homenageados.

Todos homens dignos, profissionais que exerceram e continuam exercendo, com muita dedicação e zelo, suas funções e, tanto do ponto de vista do valor humano de cada um, como de cidadãos conscientes, são pessoas que têm ajudado a construir nosso estado e contribuído para um mundo melhor. Fica aqui nossa saudação a todos, indistintamente”, pontuou.

Em seguida, foi a vez da deputada federal, Silvia Cristina parabenizar o deputado Laerte Gomes e todos os demais parlamentares que aprovaram a iniciativa das homenagens da qual ela chamou de “combustível”.

“Todas as vezes que somos homenageados, recebemos um combustível para que todos sigam nesse caminho tão importante. Não é fácil ocupar os cargos que vocês estão, de fazê-los com maestria e, não dúvidas que todos que estão nesta lista de homenageados fizeram jus por estarem aqui para receberem essa homenagem pela Assembleia Legislativa.

Essa oportunidade de ser convidada para testemunhar esse momento, é de gratidão. Sabemos que o TJ-RO tem números expressivos de trabalho e de fiscalização e atuado com maestria em sua função, da mesma forma, o Ministério Público, que também tem um trabalho essencial de fiscalização. Enfim, me sinto muito honrada de estar aqui. Que esse combustível enaltece, ainda mais, o trabalho de todos vocês. Parabéns”, finalizou a deputada Silvia.

O deputado Ribeiro do Sinpol também parabenizou o proponente Laerte Gomes pela iniciativa, a quem se referiu como "lenda, campeão de votos e que ensina que a vida precisa ser vivida de forma simples e harmônica”. “Muito obrigado Laerte por você ter tido essa genial propositura a esses visionários que fizeram crescer o nosso estado de Rondônia.

Essa honra que vocês recebem é em razão de, em cada momento da vida de vocês, terem acreditado, afinal, muitos dos colegas de vocês, na época, disseram que era impossível vocês se tornarem o que se tornaram, a realizarem o que os senhores realizaram. E vocês provaram que o impossível só é até o momento em que alguém consegue realizar. Fico feliz em poder estar aqui, vendo e participando desse momento onde pessoas que transformaram o estado de Rondônia. Agradeço a cada um de vocês”, declarou o deputado.

Representando o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o secretário-chefe da Casa Civil, ao iniciar sua fala, se disse muito honrado em fazer parte da mesa de trabalhos e, assim como os anteriores, também enalteceu a iniciativa do deputado Laerte Gomes pelas homenagens a “grandes transformadores deste estado”.

“Venho falar sobre marcas, porque atrás de qualquer título, a gente vê marcas, histórias, afinal, ninguém recebe um título sem um dia ter pensado em desistir, mas achou a força para poder continuar. Ninguém encontra e recebe um título dessa grandeza, sem lembrar de várias vezes que chorou e, hoje, poder ver quão bom é ver que Deus honra a quem dá honra. Graças a muitos de vocês hoje.

Como rondoniense, é muito bom poder enxergar um estado em que, cada dia mais, nós temos orgulho de falar fora daqui o quão rondonienses somos e o quanto nossa história, hoje, é contada com alegria, sem as histórias de tragédias, mas sim, de conquistas, de prosperidade, de crescimento, de um povo inteligente e guerreiro. E isso se dá ao trabalho de cada um dos homenageados nesta tarde, que nos trouxeram o equilíbrio e o caminho correto. Em nome do governador Marcos Rocha, quero cumprimentar a todos vocês por esse momento, é uma honra estar aqui. Deus abençoe a todos”, disse Júnior Gonçalves.

E para anteceder a entrega das honrarias o deputado Laerte Gomes fez seu pronunciamento na tribuna, onde, mesmo antes de iniciar, enalteceu a Banda da Polícia Militar, a quem o parlamentar se referiu como “maravilhosa”. Laerte disse se tratar de um patrimônio do estado de Rondônia e anunciou que irá contribuir com a banda, que estaria necessitando de recursos.

Laerte Gomes iniciou sua fala fazendo seus agradecimentos e retratando, mais uma vez, a homenagem como um novo batizado a cada um dos nomes indicados por ele. “Hoje vocês estão recebendo uma nova Certidão de Nascimento, uns paulistas, alguns de outros estados, enfim, mas agora vocês receberão a Certidão de Nascimento do estado que escolheram para viver, para amar e para contribuir.

E essa certidão não é do deputado Laerte, não é a Assembleia que está dando para vocês, é o povo de Rondônia que está reconhecendo a história de vida e de luta de todos vocês. É uma honra poder fazer essa homenagem a cada um de vocês, que vieram para esse estado com tantos sonhos, hoje, todos realizados”, frisou o deputado que continuou seu discurso enaltecendo o Judiciário de Rondônia.

“Já disse em momentos anteriores, da satisfação de contarmos com um Judiciário, dotado de renomados magistrados e que fazem a diferença no cotidiano. O nosso Judiciário é exemplar, e serve de referência para outros estados, tendo o respeito e a consideração da população rondoniense”, afirmou Laerte.

O parlamentar também ressaltou que, segundo ele, não há nada mais gratificante e honroso do que o reconhecimento da Medalha do Mérito Legislativo e o Título de Cidadão Honorário do Estado de Rondônia. “É a expressão máxima de reconhecimento desta Casa Legislativa.

A concessão da honraria de Cidadão Honorário do Estado de Rondônia, sintetiza a contribuição desses senhores, algo extremamente relevante, ao ponto de oficializarmos, na condição de cidadão desse Estado, por mérito, dedicação, abnegação e amor por esta terra. Esta solenidade é o atestado pleno, de reconhecimento dos atos do passado e do presente, destes ilustres senhores, que ao longo de décadas, e muitas vezes no silêncio e distante dos holofotes, contribuíram e contribuem para que Rondônia, seja hoje, um Estado pujante, consolidado, e em plena expansão e desenvolvimento”, citou o deputado.

Ainda em seu discurso, Laerte Gomes afirmou que “podemos afirmar que acreditamos, não apenas no que estas autoridades e personalidades fizeram, mas, sobretudo, no que continuam a fazer, mesmo que em alguns momentos a tormenta, a desinformação, ou a incompreensão tenha maior repercussão.

Mas a retidão de suas condutas, mesmo diante dos infortúnios, traduz a todos nós, a responsabilidade, a confiança e a responsabilidade compromissada com o passado, o presente e o futuro”, declarou. Para o parlamentar, a Sessão Solene, “se traduz em alegria e senso de responsabilidade, ao reconhecer e manifestar gratidão de forma efetiva a essas pessoas, que tanto contribuíram e ainda contribuem para com o nosso Estado”, ressaltou.

Na sequência, o parlamentar destacou um breve histórico referente a cada homenageado e, posteriormente, foi dado início a entrega das honrarias, Medalhas do Mérito Legislativo e Título Honorífico de Cidadão de Rondônia. Após o recebimento das honrarias e a apresentação de um vídeo feito pelo Poder Judiciário em homenagem aos magistrados, foi dada a palavra aos condecorados.

Ao encerrar a solenidade, o deputado Laerte Gomes, convidou o conselheiro do Tribunal de Contas, Edilson de Sousa Silva, que destacou os méritos de todos os homenageados. Em seguida, o proponente finalizou afirmando considerar a solenidade uma sessão histórica.

“Histórica porque, se estamos com um Estado nas condições em que está, equilibrado, em desenvolvimento, com seus poderes independentes, porém, harmônicos, um Estado de diálogo, tudo isso se deve muito ao que nós realizamos, e eu me coloco dentro disso, no momento mais difícil da história desse estado.

E não foi só a questão da Covid, onde todos nós, nos debruçamos e conseguimos salvar muitas vidas graças a uma ação coletiva, entre todos os poderes e seus representantes. Não tenho dúvida que fizemos história. E se hoje estamos na condição em que estamos, é porque tivemos um governador que teve a humildade de sentar com o Conselho Superior do Estado e discutir as medidas juntos.

E concordar em abrir mão do excesso de arrecadação para salvar o Iperon, não foi fácil, mas era necessário e só foi possível graças a união e o trabalho de todos vocês. Muito obrigado, foi uma honra e parabéns a todos”, encerrou o deputado Laerte Gomes.

 


Texto: Juliana Martins / Assessoria Parlamentar
Foto: Antônio Lucas I Secom ALE/RO