Ponto turísticos mostra momentos da história do personagem que deu nome ao estado de Rondônia

Porto Velho, RO - Um evento com participação de representantes de instituições militares e do poder público, celebrou o marco de cem mil visitantes ao Memorial Rondon, nesta terça-feira. O momento cívico-militar foi promovido pela Superintendência Estadual de Turismo – Setur e contou com a presença de autoridades militares e alunos do Colégio Tiradentes. A banda de música do Exército fez a abertura da cerimônia com a execução do Hino Nacional e Canção do Exército durante o hasteamento das Bandeiras.

Na oportunidade o escritor Marcio Poeta, recitou versos valorizando a cultura, o turismo e a culinária rondoniense “Uma vez me perguntaram o que tem em Rondônia? E eu respondi: – Rondônia tem muitas coisas lindas, nosso estado é maravilhoso, Rondônia tem água, tem fruto, tem peixe, Rondônia tem tudo, mas tudo de bom, como o sol no Madeira, tem pepita, jaca e araça…”, descreveu Poeta.

A passagem de cem mil visitantes ao Memorial foi eventualmente comemorada concomitante à Semana do Exército. O comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, general de brigada Flávio Moreira Mathias, falou sobre a dimensão do militar que atuou na exploração da Amazônia e na proteção dos povos tradicionais. “Marechal Rondon foi um grande brasileiro que teve uma projeção inclusive mundial, e por ser militar a gente aproveita para renovar esta homenagem a Rondon”, afirma.

Para o governador Marcos Rocha, o Memorial já se consolidou como uma das grandes atrações turísticas do Estado pois merecidamente homenageia esta figura de destaque para Rondônia, “O Memorial, nada mais é que, o reconhecimento da sociedade rondoniense ao que representa Rondon para o Estado.

E ele tem uma ligação desde a extensão das linhas telegráficas, como também na marcação da linha de fronteira, foi ele que redescobriu o Forte Príncipe da Beira, entre tantos outros destaques que podemos citar, portanto Rondônia tem tudo a ver com nome de Rondon, faz parte da nossa história, e é por isso que é tão importante a visita de todos neste local”, avalia o governador.

A visibilidade cultural e histórica do Memorial Rondon ao longo da sua criação em 2017, oportunizou aos 100 mil visitantes até o momento, um encontro entre a história de Rondônia e ao papel importante do sertanista e patrono das comunicações Marechal Cândido Rondon.

Os cômodos reúnem objetos e artefatos que calculam valores incalculáveis para os fatos históricos regionais. Para o superintendente Estadual de Turismo, Gilvan Pereira, o convite para conhecer o local se estende a todos que ainda não tiveram a oportunidade de visitar.

“Nós marcamos durante esses 6 anos de Memorial cem mil visitantes, dados significativos, são em torno de 20 a 25 mil visitantes ao ano, o que significa cerca de 2 mil pessoas ao mês, uma surpresa boa, pois é de fato uma quantidade extrema de turistas, de rondonienses, isso significa que Rondônia tem turismo, que é algo que nós sempre falamos pois faz parte de uma campanha nossa, Rondônia tem história e tem cultura isso só demonstra a força que temos”, finaliza Gilvan.

Fonte: Secom - Governo de Rondônia