Instituição atua há mais de 30 anos no acolhimento de crianças e adolescentes em situação de risco social; O fogo começou durante a madrugada desta sexta

O prefeito do Recife, João Campos, se manifestou através das redes sociais, na manhã desta sexta-feira após o incêndio em uma instituição que abriga jovens em situação de risco social, que deixou quatro mortos, sendo três crianças e um adulto. O fogo atingiu o Lar Paulo de Tarso, no Ipsep, na Zona Sul do Recife, durante a madrugada. Quinze pessoas ficaram feridas.

" O momento é de dor e de solidariedade." diz trecho de um post compartilhado no Twitter. Campos afirmou ainda que desde cedo, equipes de várias secretarias trabalham e conjunto e coordenam o suporte às vítimas.

A ONG, segundo o prefeito, atua há mais de 30 anos no acolhimento de crianças e adolescentes em situação de risco social. "Seguimos mobilizados para prestar todo apoio nesta hora tão difícil." escreveu João Campos em seu perfil.

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB) também prestou solidariedade aos familiares das vítimas do incêndio.

"Pernambuco está de luto com o que aconteceu hoje no Recife, no Instituto de Caridade Lar Paulo de Tarso. Desde a notificação do incêndio, Bombeiros e Polícia Civil estão atuando, bem como nossas equipes de saúde. Minha solidariedade às famílias das vítimas neste momento de dor."

O Tribunal de Justiça de Pernambuco disse que vai elaborar uma campanha para doação de alimentos, remédios, roupas, brinquedos e material de construção. Também prestará apoio psicológico às vítimas e ajudará na retirada da segunda via de documentos. O momento é de dor, mas também de ações urgentes e de muita união.

Incêndio

Ao todo, 19 pessoas estavam no local do incêndio. De acordo com o Corpo de Bombeiros, uma criança do sexo masculino e uma mulher, que não tiveram nomes e idades informados, morreram no local. Quinze pessoas foram levadas pelos bombeiros e pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para hospitais e unidades de saúde do Recife. Duas crianças morreram a caminho do hospital.

Outras oito vítimas foram socorridas para a emergência pediátrica do Hospital da Restauração, na área central do Recife. Cinco foram atendidas no Hospital Geral de Areias. Ainda não há informações sobre o estado de saúde delas.

Não há informações sobre o que pode ter provocado o incidente. A Polícia Civil de Pernambuco informou que apura o caso. O Instituto Criminalista esteve no local e a Polícia Militar atuou apenas fazendo o isolamento da área. A investigação ficará com a Delegacia do IPSEP.


Fonte: O GLOBO