Conforme a estimativa, a produção total projetada é de 3,29 milhões de toneladas, um aumento de 5,7% em relação ao ano anterior

Porto Velho, RO - Dados da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) estimam uma colheita de 1,7 milhões de toneladas, contribuindo para uma produção total projetada de 3,29 milhões de toneladas, um aumento de 5,7% em relação ao ano anterior. Com isso, as expectativas são altas para a colheita da soja em Rondônia em 2023.

Especialistas apontam que as condições climáticas favoráveis, com chuvas regulares, foram um dos principais fatores para o sucesso do cultivo do grão.

A soja tem ganhado cada vez mais destaque no cenário agrícola de Rondônia, com alta procura no mercado internacional e o interesse de investimentos por parte de grandes empresas do agronegócio. O uso de tecnologias e novas técnicas de manejo pelos produtores tem sido um fator importante para o aumento da produtividade e a redução dos impactos ambientais.

Os principais municípios produtores de soja em Rondônia são Vilhena, Cacoal, São Miguel do Guaporé e Rolim de Moura, que juntos correspondem a cerca de 70% da produção estadual. O cultivo da soja tem se consolidado como uma atividade econômica de destaque nessas regiões, impulsionando o agronegócio local.

A soja é uma cultura estratégica para o agronegócio brasileiro, sendo o país um dos principais produtores e exportadores mundiais do grão. Em Rondônia, a cultura tem se expandido nos últimos anos, com os agricultores investindo em tecnologia, pesquisa e práticas sustentáveis para aumentar a produtividade e garantir a qualidade do produto.

A alta procura da soja no mercado internacional tem impulsionado a produção em Rondônia, com os agricultores buscando atender às demandas dos mercados internacionais, principalmente da Ásia. A soja é utilizada na produção de alimentos, rações para animais e na indústria de biodiesel, o que tem contribuído para a valorização do produto e a busca por novos mercados.

Fonte: Portal SGC