Porto Velho produz entre 30 a 40 toneladas de mel por ano

Porto Velho, RO - Sendo uma atividade que garante uma renda extra aos pequenos e médios produtores rurais, a apicultura tem também uma função decisiva para a promoção da sustentabilidade ambiental. E a Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric), vem trabalhando para fortalecer e ampliar esse setor, que já produz entre 30 a 40 toneladas de mel por ano, no município.

"Porto Velho é um município com grande extensão territorial e grande capacidade de produção agropecuária, com uma possibilidade de diversificação na produção enorme. Por isso, temos buscado trabalhar aproveitando essas potencialidades e a apicultura é uma das atividades que geram renda aos produtores e cumpre um papel ambiental muito importante, já que as abelhas são as polinizadoras de diversas plantas que produzem alimentos", disse o prefeito Hildon Chaves.

Em 2019, Porto Velho sediou o primeiro workshop de incentivo à apicultura, voltado aos produtores de todo o estado, com diversos palestrantes e a troca de informações. A partir desse momento, a Semagric realizou a entrega de materiais para o manejo das abelhas, como caixas, EPI's, fumigadores e outros materiais.

"Porto Velho possui um dos maiores potenciais apícolas da Amazônia, com uma vasta diversidade e abundância floral, que coloca a capital na rota de crescimento nas atividades, e vamos seguir trabalhando para a expansão da apicultura", completou Carlos Magno, secretário da Semagric.

A pasta mantém uma equipe técnica à disposição dos produtores, para orientar e dar treinamentos e também capacitar a quem desejar iniciar na atividade. Os interessados devem procurar a secretaria para mais informações.

A Semagric também realizou a busca ativa em todo o município, onde se quantificou a totalidade de 104 produtores. Esses criadores estão espalhados pelos distritos, sendo a localidade que mais se destaca na produção de mel o distrito de Nova Califórnia, onde 48 apicultores são associados ao Reflorestamento Econômico Consorciado e Adensado (Reca).

SUSTENTABILIDADE

As abelhas são importantes polinizadoras, responsáveis por mais de 70% de todas as espécies de plantas produtoras de alimentos que dependem da polinização animal para se reproduzir. Esses insetos são extremamente importantes para o meio ambiente, porque ajudam a promover a biodiversidade e a ecologia.


Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)