Entre os parlamentares que comentaram o incidente estão Eduardo Bolsonaro, André Janones, Jandira Feghali e o presidente do PL, Valdemar Costa Neto

A acusação de assédio feita pela deputada federal Júlia Zanatta (PL-SC) contra o também parlamentar Márcio Jerry (PCdoB-MA) colocou novamente em lados opostos nas redes sociais apoiadores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Enquanto bolsonaristas saíram em defesa de Zanatta, pedindo punições ao deputado pessedebista, a esquerda fez postagens alegando manipulação das imagens e chamando de fake news a acusação.

O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, pelo Twitter, afirmou que conversou com a parlamentar após o incidente e que ela relatou ter ficado "paralisada pela situação". Ele falou ainda que sentiu "repulsa" pelas imagens.

"Conversei com a Deputada Julia Zanatta. Ela me relatou que se sentiu paralisada diante da situação a qual foi submetida. Senti forte repulsa. Fica firme, Julia! Tome as atitudes que o seu coração e a sua consciência exigirem. Estaremos ao seu lado!". escreveu o político.

Já a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB), do mesmo partido de Márcio Jerry, compartilhou em suas redes uma nota oficial da liderança da legenda na Câmara, que contou com a sua assinatura e a de mais seis parlamentares, inclusive o próprio Jerry. O texto sai em defesa do deputado, afirmando que o deputado "foi atingido por uma fake news envolvendo uma imagem descontextualizada".

"Trata-se de uma acusação leviana promovida por aqueles que marcam sua atuação política pela construção de inverdades e que utilizam de instrumentos para tergiversar dos problemas reais e de suas responsabilidades frente a eles como representantes do povo brasileiro. Inadmissível essa reiterada prática. Tomaremos as medidas necessárias para a apuração das responsabilidades por mais essa inverdade", diz o texto, assinado também pelos deputados Alice Portugal (PCdoB-BA), Daiana Santos (PCdoB-RS) Deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA) Deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) e Deputado Renildo Calheiros (PCdoB-PE).

Filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), prometeu em sua conta no Instagram ações contra o deputado do PCdoB, sem especificar quais seriam elas.

"Imagine se fosse o contrário, um homem de direita chegando por trás de uma deputada de esquerda… Atitudes serão tomadas", postou.

A bolsonarista Carla Zambelli chamou Jerry de "monstro", em sua conta no Instagram. Ela também se disse "enjoada" com as imagens que mostram o parlamentar abordando Zanatta pelas costas.

"Como mulher, me sinto enojada e me solidarizo com a deputada. Terá meu apoio para qualquer ação contra este monstro, @juliazanattasc.", publicou.

Já o deputado federal André Janones (Avante-MG) prestou solidariedade ao político do PCdoB em sua conta no Twitter. Ele também saiu em defesa do deputado federal Duarte Júnior (PSB-MA), que trocou empurrões com o deputado Zé Trovão (PL-SC) na sessão da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado desta terça-feira.

"Solidariedade aos colegas @DuarteJr_ que foi xingado e ameaçado dentro de uma comissão da câmara dos deputados. E ao @marciojerry que está sendo acusado caluniosamente de assédio. Na outra semana era a mim que eles ameaçavam até mesmo de morte. Não podemos tolerar violência!", escreveu.

Márcio Jerry recebeu a solidariedade também do deputado estadual Rodrigo Lago (PCdoB-MA), seu conterrâneo do Maranhão. Ele reforçou ainda o argumento do partido de ambos, de que as acusações seriam falsas.

"Toda a minha solidariedade ao deputado federal @marciojerry, vítima que foi de mais uma fake news lacradora de deputada bolsonarista Julia Zanatta. De um lado, a postagem dela com prints que fazem pensar algo que nunca ocorreu. De outro, o vídeo que a desmascara", postou.


Fonte: O GLOBO