Nesta segunda feira o nível do rio está em 14,17 metros, segundo medição do Sipam

Porto Velho, RO - Segundo o Boletim Semanal do CPRM (Sistema de Alerta Hidrológico do Serviço Geológico do Brasil), a cota de alerta do rio Madeira pode ser atingida nas próximas semanas devido às fortes chuvas. Atualmente, o rio está em cota de atenção, pouco acima dos 14 metros.

Embora os níveis dos rios Mamoré, Abunã e Madeira tenham se mantido regulares ao longo da última semana, o rio Machado em Ji-Paraná (RO) sofreu uma subida acentuada, elevando o nível do rio acima da faixa considerada de normalidade para o período.

A RHN (Rede Hidrometeorológica Nacional), de responsabilidade da ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico), prevê acumulados de chuvas de aproximadamente 110 mm na bacia do rio Madeira nos próximos 15 dias. Destes, 44 mm são esperados nesta semana e 66 mm na próxima.

Quando o rio Madeira atinge 15 metros, ele entra em cota de alerta. Ao atingir 17 metros o rio entra em cota de transbordamento. Além disso, a cota de atenção indica a possibilidade moderada de ocorrência de inundação.

Fonte: Portal SGC