Conforme a PM, o uso de sistemas de som em volume excessivo podem prejudicar a audição de pedestres e motoristas, reduzindo a capacidade de ouvir sinais de alerta

Porto Velho, RO - A PM (Polícia Militar) deflagrou a Operação Disque Silêncio, no Quartel do Comando-Geral da Polícia Militar de Rondônia, na noite da última sexta-feira (24). A operação faz parte do programa Cidade Segura e tem como objetivo principal coibir os crimes de perturbação do trabalho ou sossego alheio e a poluição sonora.

Conforme estudos recentes, a poluição sonora pode afetar a saúde e o bem-estar das pessoas e interferir na capacidade de comunicação. Além disso, crimes de poluição sonora, como o uso de sistemas de som em volume excessivo, podem prejudicar a audição de pedestres e motoristas, reduzindo sua capacidade de ouvir sinais de alerta, como buzinas e sirenes de ambulâncias, polícia e bombeiros.

Segundo o coronel PM Robinson Brancalhão, Comandante Regional de Policiamento I, o ruído excessivo também pode afetar o desempenho de profissionais como policiais e bombeiros, dificultando sua comunicação com os colegas e aumentando o risco de erros ou acidentes.

O diretor de Comunicação Social da Polícia Militar, tenente-coronel PM Miranda, destacou outra consequência grave da poluição sonora: o aumento da violência urbana, já que o ruído excessivo pode contribuir para a irritação e o estresse das pessoas, aumentando a probabilidade de conflitos e agressões.

Os crimes de poluição sonora são considerados uma forma de desrespeito aos direitos dos outros cidadãos e podem ser punidos pela lei.

Fonte: Portal SGC