Pelo menos 11 casas foram atingidas pelo deslizamento que teria ocorrido após a forte chuva que atingiu Manaus durante o domingo

Ao menos oito pessoas, entre elas quatro crianças, morreram em um deslizamento de terra, que ocorreu durante a noite de domingo, na Comunidade Nova Floresta, na Zona Leste de Manaus. Uma pessoa chegou a ser resgatada com vida, mas não resistiu aos ferimentos. Os corpos foram levados para o IML (Instituto Médico Legal) da cidade. Pelo menos 11 casas foram atingidas.

A Prefeitura de Manaus por meio do Centro de Cooperação da Cidade (CCC), ativou na noite deste domingo o Comitê de Gestão de Crise, em decorrência de um desbarrancamento que aconteceu no bairro Jorge Teixeira. O governador Wilson Lima e o prefeito de Manaus, David Almeida, estiveram no local.

— Com o grande volume de água, acabou ocasionando essa tragédia. Os moradores daqui estão se dedicando e são os verdadeiros heróis. A prefeitura e as secretarias estão aqui o governo do Estado tem dado apoio nesse momento — afirma o prefeito que acrescentou que tinha agendado uma audiência com o Presidente Lula para próxima terça-feira.

Segundo o prefeito, a região onde ocorreu o deslizamento é de alto risco e há mais 62 áreas nessa mesma situação em Manaus.

— Nós temos mais de mil áreas como essa em Manaus. E, dessas mil áreas, 62 são de alto risco, como essa aqui. Nós fizemos 17 áreas no ano passado (contenção de erosões), temos programado mais 20 áreas prioritárias como essa, nós fizemos grandes intervenções e isso minorou. E, agora, buscamos mais investimentos para a gente poder investir nessas áreas e dar moradia digna para as pessoas — reafirma o prefeito.

Durante as buscas, as equipes de resgates encontraram duas vítimas Mãe e filha, que estavam abraçadas.

As secretarias municipais de Segurança Pública e Defesa Social, Infraestrutura, Assistência Social e Limpeza Pública iniciaram junto com os moradores uma força-tarefa para tentar encontrar sobreviventes.

Além das forças de segurança, moradores do local também ajudam nas buscas. Já os corpos foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) e devem ser liberados durante o dia.

Área de risco

O desmoronamento do barranco no Jorge Teixeira ocorreu em uma área de risco e atingiu aproximadamente 11 casas, que ficavam na parte debaixo do barranco. Nesta parte da cidade, foram 96 milímetros de chuva, muito acima da média.

Conforme levantamento das equipes da Seminf, "as chuvas intensas e concentradas em um curto período tornam as encostas suscetíveis aos deslizamentos. O aumento repentino no volume de água recebido pelo solo íngreme provoca o encharcamento do talude e a consequência são os deslizamentos de terra."


Fonte: O GLOBO