As piores médias de curso foram registradas no Amazonas, no Pará, em Mato Grosso, no Amapá, no Maranhão, no Piauí e em Alagoas

O desempenho nacional dos estudantes está abaixo da média em todos os 17 cursos de licenciatura do ensino superior, segundo dados do Inep. Em uma escala de 0 a 100, todos ficaram abaixo de 50 em avaliações de 2021, informou o Ministério da Educação nesta terça-feira.

A menor média nacional é de estudantes do curso de licenciatura em ciência da computação, 30,6. Ele é seguido por educação física (35,6) e pedagogia (36,3). Já o maior índice de evasão é da licenciatura em física, com desistência de 59% dos estudantes.

O baixo desempenho nos cursos de licenciatura, que formam futuros professores das redes pública e privada, preocupa o MEC pela direta relação com a qualidade de ensino no país.

– Os dados acendem um alerta importante, tanto nas instituições privadas quanto públicas. Se queremos melhorar significativamente a qualidade da educação básica no país, precisamos olhar a formação inicial dos professores e encontrar caminhos para mudar a atual rota – apontou o ministro Camilo Santana na cerimônia de divulgação dos resultados.

Na ocasião, foram apresentados dados do Censo da Educação Superior, do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e de indicadores de qualidade como o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) de 2021.

No total, foram avaliados 7.512 cursos, sendo 4.750 de licenciatura, 2.020 de bacharelado e 742 tecnológicos. Ao todo, são 17 licenciaturas: artes visuais, ciência da computação, ciências biológicas, ciências sociais, educação física, filosofia, física, geografia, história, letras português, letras português e espanhol, letras português e inglês, letras inglês, matemática, música, pedagogia e química.

As avaliações funcionam como ferramenta de fiscalização da qualidade dos cursos e os resultados guiam as estratégias que devem ser adotadas e a elaboração de programas de educação.

As piores médias de curso foram registradas no Amazonas, no Pará, em Mato Grosso, no Amapá, no Maranhão, no Piauí e em Alagoas.

Na cerimônia, Camilo Santana assinou uma portaria que cria um grupo de trabalho que deve apresentar, em até 60 dias, um relatório com políticas de incentivo e melhorias para os cursos de licenciatura.


Fonte: O GLOBO