Banco estatal alega que resultado anual não atingiu as metas, e grupo de 1,3 mil funcionários é cobrado a devolver ganhos

A Caixa Econômica Federal quer de volta parte da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) recebida por um grupo de 1,3 mil funcionários que ocupam cargos de gerência nacional. Os valores foram pagos de forma antecipada em setembro de 2022, mas, como o lucro ficou em R$ 9,2 bilhões, abaixo do projetado, a direção do banco decidiu pedir de volta o que foi desembolsado a mais.

A segunda parte da PLR, paga a 85 mil funcionários da Caixa, foi creditada na sexta-feira, o que representa 98% do quadro de pessoal. Porém, esse grupo de 1,3 mil gestores recebeu um comunicado da direção do banco informando que, ao invés de receber, eles terão que devolver o que receberam a mais.

O pagamento pode ser feito em até 10 parcelas, descontadas no contracheque, sendo a primeira em maio.

Procurada, a Caixa informou em nota que está cumprindo o que prevê o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) e que a atual direção do banco não reverteu decisão tomada no ano passado:

"O pagamento da Participação nos Lucros ou Resultados é devido aos empregados elegíveis conforme Parágrafo Primeiro da Cláusula 5 do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) vigente, portanto, não abrange diretores e vice-presidentes nessa condição.”

A assessoria da Caixa informou ainda que não houve decisão em relação à renda variável a ser paga a diretores e vice-presidentes do banco por meta de desempenho. Esse benefício também está atrelado ao lucro auferido pela instituição.


Fonte: O GLOBO