Entre outros temas, estão tratando sobre educação ambiental, fiscalização, licenciamento e áreas de conservação

Porto Velho, RO - O trabalho em defesa do meio ambiente e preservação da natureza realizado pela Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), tem servido de exemplo para outras localidades. Na quarta-feira (8), por exemplo, a capital rondoniense recebeu a visita do secretário de Meio Ambiente de Rio Branco (Acre), Carlos Alberto Alves Nasserala, acompanhado de três assessores.

“A visita técnica deles visa a troca de experiência quanto a prática da educação ambiental, para que conheçam melhor as medidas que temos adotados em relação ao viveiro municipal, o paisagismo da cidade, fiscalização, licenciamento e unidade de tratamento, entre outras ações”, explicou o secretário da Sema, Alexandro Pincer.

Carlos Alberto e seus assessores chegaram na quarta-feira e permanecem em Porto Velho até sexta-feira (10). Eles foram recepcionados pela equipe técnica da Sema e pelo secretário.


Troca de experiências entre as equipes é importante para o crescimento do trabalho

O titular da Sema agradeceu e falou da alegria em receber a comitiva do Acre, destacou a importância da troca de experiência entre as equipes e da felicidade em saber que o trabalho realizado na capital de Rondônia, que segue as diretrizes do prefeito Hildon Chaves, está repercutindo positivamente fora do estado.

TEMAS ABORDADOS

Identificação das normativas e procedimentos jurídicos utilizados nas diversas situações de controle e gestão ambiental (que inclui fiscalização, licenciamento e monitoramento ambiental); conhecer a estrutura organizacional e administrativa de apoio às ações desenvolvidas em ambas as secretarias; conhecer o aparato tecnológico (software e hardware) usado tanto para gerenciar processos, quanto para o atendimento das demandas de campo; conhecer as unidades de conservação, parques e outras áreas protegidas sob a administração municipal, além dos avanços na gestão ambiental dessas áreas.

Além disso, conhecer a infraestrutura destinada a arborização e paisagismo urbano de Porto Velho; troca de experiência quanto às práticas da educação ambiental; projetos e ações voltados à preservação e conservação ambiental e mudanças climáticas; identificar métodos e procedimentos técnicos, de modo a melhorar a arrecadação municipal por meio de uma agenda positiva; conhecer as parcerias institucionais e vias de acesso a recursos externos de potenciais financiadores; entender os motivos que tornam o município referência no controle ambiental das atividades potencialmente poluidoras; conhecer as ações, projetos e programas com vistas ao fortalecimento do trabalho da Sema.


Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)