Samu terá base descentralizada para acelerar os atendimentos; Vigilância Sanitária e Epidemiológica também estarão no circuito

Porto Velho, RO - A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) vai atuar ativamente durante todo o período do carnaval com atividades de orientação, fiscalização e atendimento médico emergencial, conforme Decreto N° 18.961 que disciplina o Período Momesco em Porto Velho e dá outras providências.

Entre as atribuições da Semusa está a disponibilidade de ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Para agilizar o atendimento dos foliões, as ambulâncias terão ponto base nas proximidades do circuito nas três regiões da capital.

Durante os desfiles dos maiores blocos na região central, zona Sul e Leste, o Samu estará posicionado na Policlínica Ana Adelaide, UPA Sul e UPA Leste, respectivamente. De acordo com a diretora do Departamento de Média e Alta Complexidade (Dmac) da Semusa, Francisca Nery, a estratégia adotada busca acelerar o atendimento dos chamados.

“Sabemos que no período carnavalesco há uma dificuldade maior no tráfego pela cidade, devido ao movimento e também às ruas interditadas. Por isso, as ambulâncias estarão posicionadas próximo do circuito do bloco, diminuindo o tempo resposta e melhorando a comunicação e assistência das portas de entrada nas Unidades de Pronto Atendimento”, explica a diretora.

Os chamados devem ser feitos através do telefone 192. Segundo o diretor do Samu, Raimisson Correia, os chamados mais recorrentes no período carnavalesco são agressão física, disparos de arma de fogo, intercorrências com arma branca e acidente de trânsito.

“O Samu tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência que possa levar a sofrimento, sequelas ou até mesmo à morte”, explica.

Para facilitar o trabalho e permitir uma atuação mais eficaz, o Samu desenvolveu um Plano de Contingência. Entre as informações detalhadas estão os horários de atendimento, análise de risco, mapa de trajeto dos blocos, inclusive as rotas de fugas e corredores de saída de emergência no atendimento dos chamados, entre outras informações.

“O Plano de Contingência tem finalidade de reduzir os danos humanos nas áreas de risco caso haja um movimento de massa de qualquer natureza e magnitude. Todos os profissionais de saúde estão preparados e muito bem orientados sobre as ações que devem ser executadas para cada tipo de chamado”, explica Raimisson Correia.


Semusa reforçou as equipes de trabalho nas Unidades de Pronto Atendimento

Para atender as urgências e emergências que porventura ocorram durante o carnaval, a Semusa reforçou as equipes de trabalho nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA). “É um período bastante demandado para a saúde pública, que precisa estar ainda mais em alerta e focado na missão de salvar vidas”, finaliza Francisca Nery.

VIGILÂNCIA SANITÁRIA

O trabalho da Vigilância Sanitária iniciou bem antes do período carnavalesco. O serviço é o responsável por conceder o alvará sanitário para funcionamentos dos blocos.

Segundo o gerente da Divisão de Vigilância Sanitária (Divisa), Ailton Furtado, até receber a licença, as agremiações precisam apresentar uma série de documentação e cumprir com algumas exigências, entre elas providenciar banheiros químicos e ambulância do serviço privado.

“Esse ano montamos um grupo de trabalho em conjunto com outras secretarias para acelerar e desburocratizar a emissão dos alvarás. Tudo de forma on-line, através do novo sistema de gestão da Prefeitura”, explica o gerente.

Ailton Furtado aponta que a Divisão executa ainda o papel de fiscalização. “No dia do desfile dos blocos, a equipe do grupo de trabalho percorre todo o trajeto vistoriando o quantitativo de banheiros conforme o croqui apresentado pelos dirigentes, inspeciona se a ambulância contratada atende os requisitos legais e ainda orienta os vendedores ambulantes sobre as boas práticas de conservação e preparo dos alimentos”, finaliza.

VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA

O trabalho da Divisão de Vigilância Epidemiológica (DVE) é focado na prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e também quanto ao uso de substâncias psicoativas.

A gerente do Núcleo de IST/Aids da Semusa, Francinilda Souza, explica que as ações consistem em conscientizar os foliões quanto à proteção contra as IST e na distribuição de preservativos masculinos e femininos. Outra frente de trabalho atua diretamente com os blocos, através de seus dirigentes, com a entrega de camisinhas para que sejam distribuídas no kit do folião.

Nesta sexta-feira (10), será realizada a abertura do carnaval da saúde, evento que vai reunir os dirigentes dos blocos para reforçar a importância da prevenção, além de orientar sobre onde buscar ajuda em caso de exposição ao risco de infecção sexualmente transmissível e quais os tratamentos disponíveis.


Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)