Jogadora recebeu nota de repúdio da CBV depois que gritou 'fora bolsonaro' em entrevista, em setembro de 2020

A jogadora de vôlei Carol Solberg criticou a mensagem publicada por seu colega de profissão, Wallace Leandro, nesta terça-feira. O atleta postou em suas redes sociais, e depois apagou, uma publicação que sugeria dar "um tiro na cada do Lula" com uma arma calibre 12. Carol classificou o episódio como grave e pediu punição.

"É preciso expor e comparar os casos para que as punições sejam aplicadas aos que ameaçam a vida. E não aos que gritam por democracia e direitos básicos de um país", postou Carol, compartilhando uma mensagem de sua assessoria.

Em setembro de 2020, a jogadora gritou "fora Bolsonaro" em uma entrevista após uma partida de vôlei de praia que disputou. Carol foi denunciada ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) , recebeu nota de repúdio da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) e afirma ter sofrido perseguição.

A declaração de Carol foi dada depois de um jogo do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, em Saquarema, no litoral do Rio de Janeiro. A jogadora criticava a postura do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na condução da crise da pandemia.

Em entrevista à Folha, Carol acrescentou que considera criminosa a atitude de Wallace. "Além de ser muito grave e criminoso, é totalmente irresponsável incitar a violência contra qualquer pessoa e, principalmente, contra um presidente eleito democraticamente", afirmou a atleta.

"É muito grave o que aconteceu agora, e acho que a CBV precisa ser responsável em avaliar esse caso e não deixar que coisas como essa aconteçam novamente", acrescentou. "Posicionamento político é muito diferente de ameaça à vida".

Ministro aciona AGU

O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), Paulo Pimenta, disse nesta terça-feira que a Advocacia Geral da União (AGU) foi acionada para tomar providências contra Wallace. "Já acionei a AGU e vamos tomar todas as providências necessárias. Não vamos tolerar ameaças feitas por extremistas e golpistas!", escreveu o ministro.

Wallace publicou nos stories uma pergunta recebida de um seguidor. Ele havia sido questionado se "daria um tiro na cara do Lula com essa 12". Em seguida, abriu uma enquete perguntando se alguém faria isso e um emoji de um anjo sorrindo. A maioria das respostas (64%) disse que sim.

O Sada Cruzeiro publicou nota na qual lamenta a postagem do atleta e pede desculpas. "O Sada Cruzeiro lamenta profundamente a publicação realizada pelo nosso atleta Wallace e o seu conteúdo. Vivemos um momento delicado, em que precisamos ter muita cautela com as nossas manifestações", diz o texto. O clube afastou o atleta.

Após a repercussão, Wallace usou as redes sociais para se desculpar. O atleta do Cruzeiro se referiu a postagem como um erro e disse não ser favorável à violência.

"Estou aqui para falar dos stories de ontem junto com a enquete. Acabou gerando uma repercussão social muito ruim. Quem me conhece sabe que eu jamais incitaria a violência contra qualquer pessoa, principalmente contra o nosso presidente. Estou aqui para pedir desculpas, foi um post infeliz, eu errei. Quando você erra não tem jeito, tem que assumir seu erro e se desculpar. Jamais tive a intenção de incitar à violência ou ódio, não é da minha pessoa. Não foi isso que o esporte me ensinou e não é isso que quero passar pra ninguém. Um abraço", afirmou o ex-jogador da seleção brasileira em um vídeo divulgado em sua própria conta.


Fonte: O GLOBO