A organização do evento de tênis baniu a bandeira da Rússia e prendeu torcedores que descumpriram a regra no jogo do sérvio nesta quarta-feira

Porto Velho, RO - Srdjan Djokovic, pai do tenista sérvio Novak Djokovic, foi visto posando para fotos com torcedores que carregavam bandeiras e símbolos russos, com o rosto de Putin estampado no centro do brasão, na última quarta-feira, no Australian Open. O momento aconteceu no lado de fora da Arena Rod Laver, em Melbourne.

Desde o início da competição, a organização do evento baniu o uso de bandeiras russas para que não houvesse nenhum tipo de provocação no local.

No mesmo dia, a polícia australiana prendeu quatro torcedores que descumpriram a regra do torneio de tênis após exibirem bandeiras da Rússia no centro esportivo Melbourne Park.

De acordo com o jornal australiano The Sydney Morning Herald, Srdjan Djokovic apareceu em um vídeo publicado no YouTube por um apoiador de Putin. Nas imagens, um dos rapazes vestia uma camiseta com o emblema pró-guerra "Z" e carregando uma bandeira com a imagem do presidente russo.

O veículo também afirmou que, em determinado momento e antes de ir embora, o pai do atleta de tênis diz “Zivjeli Russiyani” olhando para a câmera – uma frase traduzida no vídeo como “Vida longa aos russos”.

O vídeo também mostra os fãs cantando o nome de Putin, junto com outros slogans nacionalistas, antes de serem detidos pela segurança.

Segunda a CNN, o Australian Open afirmou que os “jogadores e suas equipes foram informados e lembrados sobre a política do evento em relação a bandeiras e símbolos e para evitar qualquer situação que possa atrapalhar” eque eles continuarão a “trabalhar em estreita colaboração com a segurança de eventos e agências de aplicação da lei.”


Fonte: O GLOBO