Além de Samuel Kinoshita na pasta econômica, governador eleito escolheu chefes da Polícia Militar, da Polícia Civil, da Casa Militar e "importou" controlador-geral da União

Porto Velho, RO -
O governador eleito de São Paulo Tarcísio de Freitas anunciou nesta terça-feira o economista Samuel Kinoshita para a Secretaria da Fazenda e Planejamento. Kinoshita trabalhou como assessor especial no Ministério da Economia de Paulo Guedes.

Tarcísio anunciou também o coronel Cássio Araújo de Freitas para o comando da Polícia Militar e Artur José Dian como delegado-geral da Polícia Civil. Atual ocupante do cargo de Dian, Osvaldo Nico Gonçalves foi escolhido como secretário-adjunto de Segurança Pública, pasta que será chefiada pelo deputado federal Capitão Derrite (PL-SP), já anunciado anteriormente.

O governador eleito também reconduziu o coronel Henguel Pereira à frente da Casa Militar. Atual ministro da Controladoria-Geral da União (CGU) do governo Bolsonaro, Wagner Rosário ocupará a Controladoria-Geral do Estado.

— (Rosário) é uma pessoa que conhece muito do tema e vai ter a missão de estruturar a Controladoria-Geral do Estado, que de certa forma vai reproduzir a estrutura da Controladoria-Geral da União. Ou seja, vai ter uma área dedicada ao controle interno, uma área dedicada à questão de correição, uma de informações estratégicas e uma ouvidoria — afirmou Tarcísio em coletiva de imprensa.

Graduado em economia pelo Insper e mestre em estatística pela Columbia University de Nova York, Kinoshita deixou a pasta da Economia para ocupar um cargo no Conselho Fiscal do Banco do Brasil, entre julho de 2020 a julho de 2022. Ele coordenou a parte econômica do plano de governo de Tarcísio e é responsável hoje pela transição na área.

As escolhas de Kinoshita e Rosário marcam a "importação" de nomes vinculados ao governo Bolsonaro, de onde Tarcísio também é expoente. Ex-ministro da Infraestrutura, o governador eleito chegou a sondar o próprio Guedes para a Fazenda paulista, mas não teve sucesso.

Natália Resende, sua ex-auxiliar no ministério que comandará pasta análoga em São Paulo, e Caio Paes de Andrade, presidente da Petrobras que assumirá a Secretaria de Gestão e Governo Digital, são outros nomes vindos de Brasília.

Confira os nomes já anunciados para o governo de São Paulo

Assuntos Internacionais: Lucas Ferraz

Casa Civil: Arthur Lima

Casa Militar: Henguel Pereira

Comando Geral da Polícia Militar: Cássio Araújo de Freitas

Comunicação: Laís Vita

Controladoria-Geral do Estado: Wagner Rosário

Delegado Geral da Polícia Civil: Artur José Dian

Educação: Renato Feder

Fazenda e Planejamento: Samuel Kinoshita

Gestão e Governo Digital: Caio Paes de Andrade

Governo: Gilberto Kassab

Infraestrutura, Meio Ambiente e Transportes: Natália Resende

Parcerias de Investimentos: Rafael Benini

Procuradoria-Geral do Estado: Inês Coimbra

Saúde: Eleuses Paiva

Segurança Pública: Guilherme Derrite

Turismo: Roberto de Lucena


Fonte: O GLOBO