Justiça espanhola inocentou o craque, seu pai e dirigentes do Barcelona e do Santos

Porto Velho, RO - A justiça espanhola absolveu Neymar, 30, e o restante dos processados por supostas irregularidades cometidas em sua transferência ao Barcelona, em 2013.

A decisão está alinhada ao critério do Ministério Público espanhol, que já havia retirado suas acusações na reta final do julgamento, realizado em outubro.

"A Audiência absolve Neymar e o resto dos processados por corrupção privada", indicou o tribunal da Audiência de Barcelona, em um comunicado sobre a sentença publicada nesta terça-feira (13), que inocenta todos os indiciados pela empresa brasileira DIS, de Delcir e Idi Sonda.

O julgamento, iniciado um mês antes do início da Copa do Mundo, é uma boa notícia para Neymar, poucos dias depois da dolorosa eliminação da seleção brasileira contra a Croácia, nas quartas de final da Copa do Qatar.

A expectativa já era de alívio para o jogador desde que o Ministério Público —que inicialmente pediu a ele dois anos de prisão e multa de 10 milhões de euros (56 milhões de reais)— surpreendeu no penúltimo dia de audiências, retirando todas as acusações contra os réus.

SENTENÇA

"Das provas realizadas, não há indícios de que o jogador tenha recebido suborno e/ou que o tenha exigido para assinar pelo Fútbol Club Barcelona. A promotoria faz deduções que não passam de mera suspeita. Não são indícios de criminalidade", afirmam os juízes na sentença.

Além de Neymar e seus pais, também foram absolvidos dois ex-presidentes do Barça —Sandro Rosell e Josep María Bartomeu— e o ex-presidente do Santos, Odílio Rodrigues Filho, assim como o próprio FC Barcelona, o Santos e a empresa que administra a carreira de Neymar neste longo processo iniciado há sete anos pela DIS.

A empresa brasileira, detentora de 40% dos direitos federativos de Neymar quando ainda era uma promessa do Santos, havia recorrido à Justiça espanhola em 2015 acusando o Barça, o jogador e sua família —posteriormente também o clube paulista— de a terem enganado e escondido o valor real da transferência milionária.

A DIS também os repreendeu por não ter sido informada sobre um suposto contrato de exclusividade assinado em 2011 com o Barça, que teria adulterado a livre concorrência pela contratação do promissor atacante.

REVIRAVOLTA

O Ministério Público, que inicialmente partilhou parte das acusações do DIS, acabou por considerar que as denúncias não se baseavam em provas "nem mesmo circunstanciais", mas em "suposições", e que era mais um caso civil do que criminal.

Com sua reviravolta inesperada, o procurador de Barcelona contrariou a visão de seus colegas de Madri, onde havia começado a jornada deste complexo caso, que acabou sendo encaminhado ao Tribunal de Barcelona.

Apesar de a mudança no Ministério Público não ter determinado a decisão final, desferiu um duro golpe na acusação, que ficou apenas nas mãos da DIS, graças ao fato de o ordenamento jurídico espanhol permitir à suposta vítima de um crime figurar como o acusador em um processo.

Por fim, o fundo brasileiro acabou derrubando também seu pedido para dois anos e seis meses de prisão a Neymar, dos cinco que pedia inicialmente.

O julgamento trouxe o atacante de volta à cidade de Barcelona, de onde saiu abruptamente em 2017 para o Paris Saint-Germain.

Neymar na chegada ao aeroporto internacional de Hamad, em Doha, antes da Copa do Mundo no Qatar Adrian Dennis - 19.dez.2022/AFPMAIS

No seu breve depoimento perante o tribunal, Neymar assegurou que apenas assinou os documentos que lhe foram indicados pelo pai, em quem confia plenamente.

O atacante disse não ter participado de nenhuma negociação, mas que sua vontade sempre foi clara: realizar seu sonho e assinar pelo Barça, descartando ofertas como a do Real Madrid.

LONGO PROCESSO

Essa operação acabaria se tornando, porém, uma saga jurídica mista que já dura quase uma década.

Apesar de o Barça ter estimado inicialmente a sua contratação em 57,1 milhões de euros (40 milhões para a família e 17,1 para o Santos), a justiça espanhola estimou que atingiu pelo menos 83 milhões.

Para a DIS, que recebeu 6,8 milhões do valor oficial pago pelo clube brasileiro, a equipa catalã, Neymar e posteriormente o Santos, esconderam, através de vários contratos camuflados, cerca de 35 milhões de euros, que agora reclamavam no tribunal.

A polêmica operação já rendeu ao Barça uma multa de 5,5 milhões de euros por irregularidades fiscais, além de várias demandas cruzadas com Neymar após sua saída para o PSG.

Por fim, a entidade e o camisa 10 da seleção chegaram a um acordo "de forma amigável" no ano passado, para encerrar todos os processos pendentes.

Fonte: Folha de São Paulo