Iniciada inspeção de rotina do CNJ no TJRO

 Fotografia mostra auditório com dispositivo de autoridades ao centro

O Conselho Nacional de Justiça iniciou nesta quarta-feira, uma inspeção ordinária no Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO). A abertura oficial ocorreu na sede do Judiciário rondoniense, com a presença de magistrados(as) e servidores(as) que irão atuar nos trabalhos e representantes de instituições que compõem o sistema de justiça.

Em seu discurso, o desembargador Arnoldo Camanho, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) e que coordena os trabalhos em Rondônia, esclareceu que diferente de uma correição, que apura fatos determinados, a  inspeção tem como propósito verificar a compatibilidade das práticas administrativas e judiciais do tribunal com os atos normativos estabelecidos pelo CNJ. "É uma análise de amplo espectro e de natureza cooperativa voltada a aprimorar rotinas, identificar práticas de referência, promover a conformidade institucional e assim identificar possíveis melhorias, eventuais ineficiências e áreas de risco", declarou. 

Colagem de duas fotos dos magistrados discursando

A inspeção tem como objetivo acompanhar o funcionamento das unidades judiciais e administrativas, verificar o cumprimento das normas estabelecidas pelo Conselho e promover o aprimoramento da prestação jurisdicional. Durante o período de inspeção, serão analisados procedimentos, fluxos de trabalho, dados estatísticos e boas práticas adotadas pelo Tribunal. 

Fotografia mostra pessoas sentadas no auditório

 

Ao dar as boas vindas à equipe, o presidente do TJRO, desembargador Alexandre Miguel, destacou que a atuação do CNJ representa uma oportunidade de diálogo institucional e de fortalecimento da gestão judiciária. "Nossa equipe está orientada a oferecer todo o suporte necessário para que a inspeção ocorra de forma fluida. Enxergar oportunidades de aprimoramento onde outros veem apenas fiscalização é o sinal de maturidade institucional que cultivamos aqui em Rondônia", declarou. 

Fotografia mostra magistrados participando

Os trabalhos do CNJ envolvem magistrados, servidores e gestores, com visitas às unidades, reuniões técnicas e análise de informações prestadas pelo Tribunal. Ao final da inspeção, o Conselho poderá apresentar recomendações voltadas ao aperfeiçoamento das rotinas administrativas e jurisdicionais. A inspeção será finalizada na sexta-feira, 6. 

 

Assessoria de Comunicação Institucional 


Fonte: TJ-ROlink original

Fonte: TJ - RO