Porto Velho, RO - O Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) apresentou, durante a VI Conferência da Procuradoria-Geral do Estado de Rondônia (PGE-RO) e Enastic, três ferramentas de inteligência artificial que vêm transformando os fluxos de trabalho e ampliando a eficiência no Judiciário estadual. As palestras do juiz vice-diretor da Escola da Magistratura de Rondônia, Johnny Gustavo Clemes e da secretária de Tecnologia da Informação e Comunicação, Ângela Carmen, destacaram o funcionamento das ferramentas AssessorIA, GaIA e do sistema de Transcrição Automática, soluções desenvolvidas para apoiar magistrados(as), servidores(as) e unidades administrativas na execução de atividades diárias. A programação teve início na terça-feira, 3, com a participação do desembargador do TJRO, Francisco Borges, na abertura do evento.



Durante a apresentação, os representantes do Tribunal destacaram como a IA Assessoria auxilia na elaboração de minutas, pesquisas jurídicas e análise de documentos, tornando os processos internos mais ágeis e precisos. Já o Gaia, apoia a elaboração de minutas de votos e ementas, trazendo ganhos significativos de padronização e, sobretudo, celeridade processual.

A secretária do TJRO participou do painel “Transformação Digital e Governança de TI: Caminhos para um Futuro Inteligente”, e destacou a experiência do TJRO na transformação digital e no uso consciente de IA. Já o juiz Johnny Clemes compôs o painel com o tema “O Futuro da Tecnologia no Ecossistema de Justiça”.



Outro destaque foi o sistema de Transcrição Automática, que otimiza o registro de audiências, reuniões e depoimentos, garantindo maior celeridade na confecção de atas e na consulta posterior ao conteúdo audiovisual. A ferramenta reduz significativamente o tempo de trabalho manual e contribui para a modernização dos procedimentos judiciais e administrativos.

O evento promovido pela PGE e pelo Judiciário Exponencial teve como objetivo a reflexão a respeito de temáticas relevantes para implementação de metodologias de trabalho inovadoras no segmento, além de debater pautas relacionadas às principais ferramentas tecnológicas capazes de acelerar a transformação digital nas Procuradorias.

Durante a apresentação foi exibido vídeo institucional destacando o depoimento de magistrados(as) e servidores(as) que utilizam as ferramentas.

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional