Nível do mar pode subir até 2100 e ser um risco para o Brasil, Argentina e Uruguai



Porto Velho, RO - 
A mudança climática afeta o mundo de várias maneiras diferentes e um dos pontos que preocupa bastante é a elevação do nível do mar. Justamente por isso, vários estudos sobre esse tema são feitos, como o da Universidade Tecnológica de Nanyang, Singapura (NTU Singapura), e da Universidade de Tecnologia de Delft (TU Delft), na Holanda, que mostra que o nível do mar subirá entre 0,5 e 1,9 metros até 2100.

O nível do mar pode subir esse tanto até 2100 se as emissões mundiais de CO2 continuarem crescendo. Para se ter uma ideia da gravidade dessa previsão, o nível máximo da nova projeção é 90 centímetros maior do que a estimativa global mais recente da ONU que figura entre 0,6 a um metro.

Essa nova projeção foi feita com base em vários métodos de modelagem dos processos climáticos, com alguns deles levando em consideração fenômenos como o derretimento das geleiras. Mesmo assim, os resultados dos modelos são variados, o que torna mais difícil a previsão do aumento do nível do mar.

Aumento do nível do mar até 2100


Conexão Planeta

O modelo usado pela NTU leva em consideração um cenário com emissões altas de CO2, com isso ele projeta que o nível do mar “muito provavelmente aumentará entre 0,5 e 1,9 metros até 2100”.

“Essa pesquisa representa um avanço significativo na ciência do nível do mar. Ao estimar a probabilidade dos resultados mais extremos, ela destaca os impactos graves que a elevação do nível do mar pode ter em comunidades costeiras, infraestrutura e ecossistemas, ressaltando a urgência em lidar com a crise climática”, disse Benjamin Horton, professor e diretor do Earth Observatory of Singapore.

Fonte: Fatos Desconhecidos

Postar um comentário

0 Comentários