Nesta sexta-feira, Lula não poupou elogios ao prefeito de Recife, a quem chamou de "inteligente" e "cabra jeitoso"

De passagem pelo Recife para uma série de eventos do goveno federal, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva aproveitou a oportunidade para selar a reconciliação da ex-deputada federal Marília Arraes (Solidariedade) e o prefeito de Recife João Campos (PSB). Primos, João e Marília protagonizaram uma das disputas mais acirradas do país na eleição de 2020, com intensa troca de ofensas e um racha no clã do ex-governador e deputado Miguel Arraes.

Nesta quinta-feira, Lula pstou uma foto ao lado de João e Marília com a legenda "União e reconstrução", que também é um slogan do governo federal.

No início da semana, a paz entre João e Marília foi selada em um vídeo publicado nas redes sociais. Nele, a ex-deputada selou o apoio à campanha de reeleição do pessebista.

Nesta sexta-feira, Lula discursou em evento de assinatura de ordens de serviço ao lado de João Canpos. Na ocasião, não poupou elogios ao prefeito de Recife, a quem chamou de "inteligente" e "cabra jeitoso".

— Pense em um menino esperto, pense. Pense em um cabra jeitoso. Está seguindo o caminho do pai, daqui a pouco está melhor. Com essa idade, ele tem um futuro político excepcional, e ele sabe que tem que trabalhar e fazer as coisas corretas porque a gente não pode mentir para o povo. A gente pode mentir uma vez, duas vezes, três vezes, mas se a gente mentir o povo descobre — afirmou Lula.

O presidente ainda parabenizou João Campos pela gestão à frente da prefeitura, citou o ano eleitoral e afirmou que tem certeza que "quem planta, colhe". Lula aconselhou ainda que o prefeito inaugure todas as obras antes do período da lei eleitoral que proibe entregas.

— Quero primeiro dar os parabéns para o João pela excelente administração que está fazendo. Sei que esse ano é de eleição e digo sempre que se a gente plantou, a gente aguou, a gente vai colher. Pode ficar certo disso.A partir de determinado mês você não pode nem mais inaugurar obra, então tudo o que você puder inaugurar, inagure. Quero dizer que da parte do governo federal estamos à disposião para ajudar.

Lula decidiu que vai atuar diretamente na disputa eleitoral de Recife para tentar convencer João Campos a aceitar que o PT indique o vice para a campanha de reeeleição.

Na capital pernambucana, há uma disputa entre o deputado Carlos Veras (PT-PE) e o ex-vereador Mozart Sales pela tentativa de indicação para a vice de João Campos. O atual prefeito desfruta de amplo favoritismo na disputa e o ambiente é considerado pouco propício a cessões.

Campos é cotado para deixar o mandato no meio, caso reeleito, para concorrer ao governo estadual em 2026, o que faz o posto de vice ser cobiçado pelo PT, já que ganharia a prefeitura “de presente” daqui a dois anos.


Fonte: O GLOBO