Agentes da Polícia Federal cumprem mandados de busca e apreensão

Porto Velho, RO - A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira a 25ª fase da Operação Lesa Pátria com foco nos financiadores dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro. Os agentes cumprem ao todo 3 mandados de prisão preventiva e 24 de busca e apreensão em oito Estados - Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Tocantins, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Espírito Santo e Distrito Federal. Os alvos são suspeitos dos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

No dia 8 de janeiro, um grupo de bolsonaristas invadiu e depredou as sedes do Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal. Parte dos vândalos havia vindo a Brasília em caravanas de outras cidades e estava acampada em frente ao quartel-general do Exército, no Setor Militar Urbano. A PF investiga quem foram os empresários que patrocinaram essas viagens e o acampamento golpista, que foi montado logo após o segundo turno das eleições de 2022. Os participantes do ato não aceitavam a derrota eleitoral do ex-presidente Jair Bolsonaro e pediam uma "intervenção militar" para derrubar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 

Medidas judiciais 24 mandados de busca e apreensão (8 – TO), (6 – SP), (2 – MS), (3 – PR), (1 – RS), (1 – MG), (1 – ES), (2 – DF) 3 mandados de prisão preventiva (1 – SP), (2 – DF) 29/02/2024, 09:45 EMPRESÁRIOS: PF deflagra 25ª fase da Lesa Pátria com foco em financiadores, 7 monitoramentos com tornozeleira eletrônica (1 – MS), (3 – PR), (1 – RS), (1 – SP), 1 – MG).

Fonte: Rondoniaovivo