Navio transportava 400 pessoas quando o mar quebrou as janelas da embarcação, na Dinamarca; as imagens são impressionantes

A passageira Elizabeth Lawrence compartilhou em suas redes sociais um depoimento sobre como foi estar dentro do MS Maud, o navio que foi 'engolido' por uma onda monstruosa durante tempestade no Mar do Norte, próximo à costa da Dinamarca. Ao todo, o navio transportava 400 pessoas, entre passageiros e tripulantes, quando uma forte onda quebrou as janelas e interrompeu a energia elétrica da embarcação na última sexta-feira. O vídeo da aventura viralizou nas redes sociais.

Câmeras gravaram o exato momento em que a onda atingiu o navio. Apesar da falta de luz, o motor principal da embarcação ainda funcionava, o que permitiu que ele fosse dirigido manualmente. Um guincho estava disponível, caso fosse necessário, e a embarcação foi escoltada em direção à Alemanha. 

Em sua publicação, Elizabeth conta que a embarcação precisou ser escoltada por uma expedição de resgate. Veja:

"Sou passageira do #msmaud que perdeu energia ontem em uma tempestade no Mar do Norte. Foi uma experiência aterrorizante, mas estamos todos seguros e tão confortáveis ​​quanto possível e, por enquanto, seguimos em direção à Alemanha sob nosso próprio poder. Temos reboque disponível e fomos escoltados por resgate. Vou ser honesta, ontem houve cerca de 20 minutos em que pensei que o navio poderia virar, estava balançando muito e não tínhamos ideia do que tinha acontecido. Realmente bateu em cheio quando eles começaram a distribuir trajes de sobrevivência laranja para todos", compartilhou Elizabeth Lawrence no X (Twitter).

Cruzeiro de expedição MS Maud — Foto: Hurtigruten Expeditions

Em um post seguinte, ela disse que seu grupo precisou procurar abrigo para não ser atingido pelos móveis que se moviam com o balançar da embarcação. Eles só tiveram o retorno às cabines autorizado após cinco horas de espera.

"As ondas deviam ter mais de 10 metros, meu grupo se agachou principalmente entre as mesas do bufê do restaurante, pois essa era a área mais segura para evitar cadeiras e móveis voadores. Isso realmente coloca em perspectiva como você nunca pensa que essas coisas vão realmente acontecer"

O guia de turismo Thorsten Hansen também conseguiu gravar a dinâmica o barulho da tempestade, e postou nas redes. “Alguns dos meus convidados não estão tão felizes. Mas a maioria deles é muito corajosa e acha isso muito interessante”, escreveu ele no Facebook.


Fonte: O GLOBO