Presidentes das duas empresas participam de evento sobre neoindustrialização e transição energética promovido por O GLOBO e Valor

Os presidentes da Vale, Eduardo Bartolomeo, e da Petrobras, Jean Paul Prates, reforçaram a aposta em hidrogênio verde nesta quarta-feira. Bartolomeo disse que a mineradora está pronta para ancorar a demanda pelo combustível verde ao lado da estatal. As empresas assinaram, em setembro, uma parceria para construírem juntas projetos de baixo carbono.

Já Prates ressaltou que a Petrobras está comprometida com a transição energética, destacando projetos de hidrogênio verde e usinas eólicas em alto-mar. Os dois participam do evento “A neoindustrialização e a transição energética brasileira”, promovido por O GLOBO e Valor Econômico, no Rio.

Assista abaixo:


– O Brasil será o país mais competitivo em hidrogênio – afirmou Bartolomeo.

A parceria das duas empresas terá duração de dois anos e prevê a avaliação de oportunidades conjuntas de descarbonização, abrangendo o desenvolvimento de combustíveis sustentáveis – como o hidrogênio verde e diesel renovável – e de tecnologias de captura e armazenamento de CO2.

Prates afirmou que a transição energética é mais que uma transição para as duas empresas.

– Para nós, é mais que uma transição, Vale e Petrobras. É uma metamorfose. Para uma empresa de petróleo e mineração, transição não é simplesmente trocar um motor para outra fonte energética. É se transformar em outra empresa ao longo de um período crítico de décadas – disse o presidente da Petrobras.


Fonte: O GLOBO