Outras duas pessoas foram resgatadas com vida pelo Corpo de Bombeiros

Duas idosas morreram após um carro que invadiu uma área alagada ser arrastado pela enchente em Taió, no Alto Vale do Itajaí, na noite desta quinta-feira. O Corpo de Bombeiros e Defesa Civil local foram chamados para socorrer os quatro ocupantes do veículo, todos idosos, que ficaram ilhados. Os nomes das vítimas ainda não foram divulgados.

Segundo os bombeiros, quando a equipe chegou ao local, na Rua Frederico Brandt, no bairro Victor Konder, encontrou um homem e uma mulher se segurando em galhos de uma árvore na tentativa de não serem levados pela água. A idosa já apresentava sinais de hipotermia e foi levada para o hospital.

Carro com idosos é arrastado pela correnteza e dois morrem em Taió, diz Defesa Civil — Foto: Divulgação CBMSC

A terceira vítima, outra idosa foi encontrada inconsciente em parada cardiorrespiratória. Ela chegou a ser levada ao pronto-atendimento de Taió, mas não resistiu, afirmou a Defesa Civil municipal. Ainda no local, equipes receberam a informação de que havia mais uma idosa presa no interior do carro, que estava submerso. Um mergulhador e um guincho foram usados para fazer o resgate da pessoa, já sem vida.

Tornado

Um tornado foi registrado entre Seara e Itá, no Oeste de Santa Catarina, na madrugada desta quinta-feira (16), informou a Defesa Civil estadual. Com rajadas de vento passando de 100 km/h, árvores foram arrancadas pela raiz e eucaliptos ficaram torcidos, segundo o órgão.

Passagem de tornado foi confirmada pela Defesa Civil no Oeste de SC — Foto: Reprodução vídeo

O fenômeno foi confirmado pelo órgão após análise de imagens dos radares meteorológicos.

Defesa Civil de SC alerta para temporais

Até o sábado, a Defesa Civil de Santa Catarina mantém a condição para temporais e chuva volumosa no estado. O risco é alto a muito alto para ocorrências associadas a chuva volumosa, como alagamentos, enxurradas, deslizamentos e inundações graduais, sobretudo entre o Vale do Itajaí e o sul catarinense. Além disso, permanece o risco alto para ocorrências associadas aos temporais com raios, vendavais e granizo, como destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e de árvores.

A chuva, que começou na madrugada desta quinta, deve chegar o longo do dia às regiões ao Norte do Estado, que também podem enfrentar temporais. Na sexta-feira, a chuva ganha intensidade entre o período da manhã e tarde, e se estende no decorrer do sábado.


Fonte: O GLOBO