No sudeste, especialmente no Rio de Janeiro e Espírito Santo, o tempo será de chuva. Já São Paulo volta a ter sol predominante a partir de quarta-feira (16)

A semana que começa no Rio Grande do Sul será marcada por oscilações da temperatura. De acordo com informações do MetSul Meteorologia, até o próximo fim de semana vão atuar na região massas de ar frio e quente, gerando uma montanha-russa climática. No sudeste, especialmente no Rio de Janeiro e Espírito Santo, o tempo será de chuva. Já São Paulo, que registrou precipitações e frio no final de semana, volta a ter sol predominante a partir de quarta-feira (16).

Chance de ciclone no RS

O sol predomina no Rio Grande do Sul nesta segunda-feira, entretanto nuvens aparecem no estado. Uma massa de ar seco e frio ainda influencia as condições atmosféricas, e com isso, o amanhecer torna a ser muito frio com mínimas abaixo de 5ºC na maioria das cidades gaúchas. Há chances de geada.

Na terça-feira, o sol predomina mais uma vez no estado, embora com a presença de algumas nuvens. Apesar de o amanhecer ainda ser de frio, uma massa de ar mais quente começa a ingressar pelo Norte da Argentina e o Noroeste do estado, proporcionando uma tarde de calor com máximas ao redor dos 30ºC. Até quinta-feira, o estado deve registrar máximas de 32ºC a 34°C.

Uma área de baixa pressão, no entanto, começa a se aprofundar sobre o Atlântico a Leste do Uruguai e vai dar origem a uma ciclogênese (formação de um ciclone), o que vai impulsionar ar polar para o Rio Grande do Sul, trazendo queda de temperatura. Por isso, de acordo com o MetSul, a segunda metade da semana será marcada por chuva até o sábado.

SP voltará a ter sol

Segundo informações do ClimaTempo, a semana em São Paulo começa ainda com bastante umidade em parte do leste e sul do estado. As temperaturas no final de semana diminuíram na capital e no litoral, devido à passagem de uma frente fria. A tendência é de mais sol para os próximos dias e calor, principalmente a partir de quarta-feira (16).

O calor ganha força em todas as regiões paulistas, com máximas que voltam se aproximar de 26°C. No interior, as máximas podem variar em torno de 31/32°C.

RJ e ES com chuva

Na segunda-feira (14), o transporte de umidade do oceano em direção ao continente irá influenciar nas condições de tempo no Rio De Janeiro, de acordo com o ClimaTempo. A previsão é de chuva fraca a moderada na região da Baía da Ilha Grande, e chuva fraca de forma isolada nas demais regiões do estado.

No Espírito Santo, as instabilidades se espalham por todo o estado. A chuva varia de fraca a moderada intensidade, sendo acompanhada por trovoadas na região sul, enquanto é isolada e pontual nas demais áreas do estado capixaba.


Fonte: O GLOBO