Ferramenta mostra o que é mais econômico, de acordo com o preço nas bombas e com o desempenho do seu veículo. Guia explica como saber o consumo médio do seu carro

Com o reajuste no preço da gasolina pela Petrobras na última terça-feira, o brasileiro já percebe valores mais altos na bomba — alguns postos já vendem o combustível acima de R$ 6 o litro. Muitos se perguntam, então, será que voltou a valer a pena abastecer com etanol?

Para ajudar o leitor a decidir, O GLOBO preparou uma calculadora que mostra, de acordo com o perfil de consumo do seu carro e o preço dos combustíveis no posto, o que é mais vantajoso.

Caso não consiga visualizar a calculadora, clique aqui

Como regra geral, os especialistas recomendam fazer a seguinte conta, bem simples: multiplicar o valor da gasolina por 0,7 – ou 70%. Vai ser mais vantajoso abastecer com etanol quando o combustível renovável custar no máximo 70% do preço da gasolina.

— O etanol tem 30% menor conteúdo energético do que a gasolina. Isso significa que é como se o álcool tivesse menos capacidade do que a gasolina de movimentar o veículo por litro — explica Marcio D'Agosto, professor de Engenharia de Transportes da Coppe/UFRJ.

No entanto, cada carro tem um desempenho e, da mesma forma, um valor específico para avaliar qual alternativa é mais vantajosa. Para isso é preciso saber o gasto médio da gasolina e do etanol em cada veículo.

— O bom de acompanhar esse gasto médio é que o consumidor consegue ver se o carro tem algum problema de acordo com o desempenho de gasto de combustível — comenta D'Agosto

Nos veículos mais modernos essa relação aparece, geralmente, no painel como uma função de autonomia. Segundo D'Agosto, em carros mais antigos é preciso fazer o cálculo para chegar a esse número. O mesmo método serve para gasolina e etanol, basta fazer o seguinte passo a passo:
  • Encha o tanque;
  • Anote a quilometragem antes do sair do posto;
  • Na próxima vez que for abastecer, é preciso completar o tanque. Anote a nova quilometragem e o volume de combustível abastecido;
  • Subtraia a quilometragem final pela inicial e divida pelo volume de combustível abastecido.
O resultado dessa divisão será o desempenho médio de seu veículo por combustível, ou seja, qual é a quilometragem que ele trafega com etanol ou com gasolina. Insira esses valores na calculadora do GLOBO para saber qual combustível é mais vantajoso para seu veículo.

Mas, se você ainda não sabe qual é o desempenho médio de seu carro e precisa decidir qual combustível usar, é possível usar como uma boa regra de aproximação a referência de que vai ser mais vantajoso abastecer com etanol quando o combustível renovável custar no máximo 70% do preço da gasolina.

Consulte, abaixo, de acordo com o preço no posto onde você abastece, quando vale a pena usar o etanol por essa regra. Caso não consiga visualizar a calculadora, clique aqui


Fonte: O GLOBO