No fundo, todo mundo sabe o que é bom e o que é ruim para saúde. Só falta vontade e disciplina para por em prática

Como prometido semana passada, e por falta de espaço não pude seguir, hoje vamos voltar ao tema: o desafio do Atalla. E, como não poderia deixar de ser, é um desafio de verdade que eu quero propor a cada um dos meus leitores. Mas cabe a cada um, também, se comprometer a cumprir e, acima de tudo, ser sincero consigo mesmo na hora de avaliar se o desafio foi comprido. Porque se foi, o resultado vai aparecer.

Eu desafio você a fazer o que escolher durante (pelo menos) as próximas 8 colunas, ou seja, dois meses. Mas, pretendo te ajudar a escolher bem o seu desafio, para ser sucesso total.

Então, primeiro você precisa fazer uma reflexão sobre seu estilo de vida. Você precisa responder algumas perguntas. Você está sedentário? Você tem se alimentado bem? Tem comido sempre a mais e se sentido cheio? Tem ingerido bebida alcoólica mais de quatro vezes por semana? Como está seu sono? Tem acordado cansado? Anda muito estressado e sem paciência? Tente, com toda sinceridade que você só dividiria com seu espelho, achar como você está se comportando e como está seu nível de saúde, baseado em algumas dessas perguntas.

Se você respondeu a si próprio, por exemplo, “meu sono está ruim pois tenho acordado muito cansado”, é sinal que precisa dar atenção ao seu sono. Ou, você refletiu que tem exagerado na hora de comer, se sente até cheio ao final das refeições, pesado, sem nem vontade de trabalhar? Então, hora de regular a ingestão calórica.

Dentro de nossas rotinas, nós sabemos (ou podemos) descobrir a qualquer momento, o que está errado. É só parar, pensar, refletir. Se perguntar e responder com honestidade. No fundo, todo mundo sabe o que é bom e o que é ruim para saúde. Só falta vontade e disciplina para por em prática.

Então, seguindo nosso desafio: você tem 4 portas para abrir, pode abrir 1, 2, 3 ou até as 4 de uma vez só. Cada porta é sobre um caminho a seguir com relação aos 4 pontos fundamentais que sustentam nossa saúde: atividade física, alimentação, sono e saúde emocional.

Se você escolheu abrir a porta da atividade física, quer deixar de ser sedentário, então você vai pegar o desafio dos 150 minutos de atividade física programada por semana e/ou o desafio dos 10 mil passos por dia. Durante 8 semanas, ou seja, 40 dias (úteis), você tem que repetir isso pelo menos 32 vezes.

Se sua intenção é melhorar sua alimentação, não vamos complicar muito, mas apenas focar na quantidade, nesse primeiro momento: seu desafio dos 10%, que nada mais é que reduzir em 10% a quantidade de comida que ingere, em todas as refeições. Então, em vez de 3 colheres de arroz, vai comer 2 e meia. Em vez de 2 conchas cheias de feijão, vai comer duas conchas não tão cheias, ou usar conchas menores. E por aí vai!

Se está precisando melhorar seu sono, então na sua lista de coisas a fazer tem que estar o desafio do café, em que você toma seu último cafezinho às 16h. E também o desafio das telas, em que você não vê TV e nem mexe no celular depois que for pra cama.

Mas, se a ideia é mexer na saúde emocional e aliviar o estresse, volte ao desafio dos 10 mil passos ou dos 150 minutos. Nada mais desestressante que fazer exercício físico! E com regularidade. Mas, temos um desafio especial que é o da respiração. Existem vários exercícios diferentes e você pode escolher o seu. Um bem fácil de guardar e fazer em qualquer lugar é o 4-2-6, em que você inspira em 4 segundos, segura por 2 e solta o ar em 6. 

O importante é sentir que o corpo relaxou, que você apenas se concentrou na atividade da respiração, não pensou em mais nada, e que conseguiu melhorar o fluxo sanguíneo dentro do seu cérebro e da sua mente. Isso deve ajudar a rever as questões e situações, e tomar melhores decisões, de forma mais calma.

Escolha seu desafio: um, dois, todos! Repita o máximo de vezes que conseguir nos próximos 2 meses e compartilha comigo pelas redes sociais sua experiência. Vou adorar saber se você aceitou fazer o desafio e se está tendo sucesso.


Fonte: O GLOBO