Convocados comprou o Anadia da 3ª divisão de Portugal e vem traçando o mesmo caminho dos atores que se tornaram donos do Wrexham

O time galês Wrexham, então na 5ª divisão do Campeonato Inglês, se tornou mundialmente conhecido após ser comprado por Ryan Reynolds, que interpretou o anti-herói Deadpool, e o também ator Rob McElhenney. Ambos produziram e estrelaram a série Bem-vindos a Wrexham, que conta sobre o processo de aquisição e o primeiro ano da dupla à frente do clube. A dupla de atores americanos conseguiu reorganizar as contas do clube e reacender a ligação da cidade com o time.

Tomadas as proporções, um quinteto de brasileiros tem conseguido fazer o mesmo em Portugal. O grupo, dono da consultoria Convocados, comprou há seis meses o Anadia, que joga a terceira divisão portuguesa. O grupo fez um aporte inicial para sanar as dívidas e arrumar a casa e conseguiu fazer a sua primeira captação de fundos, somando 400 milhões de euros. Hoje, eles continuam no clube como acionistas e gestores.

Assim como o Deadpool e McElhenney, o Convocados tem conseguido reacender a paixão do morador local pelo clube da cidade. Um dos objetivos é transformar o Anadia de time de cidade para time de região.

— A cidade tem 10 mil habitantes. Ampliando a presença do clube para a região vamos conseguir atingir cerca de 150 mil — contou Rafael Plastina, um dos sócios da empresa.

O grupo está implementando o sócio torcedor no clube com a emissão de tickets eletrônicos para toda a temporada e com a possibilidade de retirar uma camisa oficial do clube. Segundo os sócios, isso reforçará a marca do Anadia na cidade já que mais pessoas estarão usando as cores do time.

Na última temporada a briga foi para não cair. Para este ano a expectativa é melhor já que há mais receita.

Apesar de ter comprado o Anadia, a ideia do grupo não é essa. A proposta deles são projetos de Multiclub Ownership (MCO). O objetivo é ter uma rede de clubes que eles dividem como de formação (que seriam em Portugal ou Espanha, por exemplo) e de divulgação (Inglaterra ou Itália).

O Convocados tem uma rede de Scout liderada pelo ex-jogador Roque Júnior. Hoje, o elenco do Anadía tem seis brasileiros. Mas o grupo tem interesse em jogadores dos Balcãs, Bélgica, Holanda, América do Sul como um todo e também da África.

— Temos uma rede de scout em mercados secundários, como o Congo e o Zaíre. Não é porque não vemos o futebol de lá que não existem grandes promessas — disse César Grafitti, um dos sócios do Convocados.


Fonte: O GLOBO