Cerca de 50 mil partos foram registrados na unidade desde 2006

Porto Velho, RO - Desde a sua inauguração em 2006, a Maternidade Municipal Mãe Esperança é referência em atendimento à gestação de baixo risco. Participando do momento mais esperado na vida de uma mulher, a unidade é conhecida por executar uma série de exames que terão um impacto direto na vida do recém-nascido e da mãe.

“Para nós, da maternidade, é muito gratificante. Somos cerca de 400 profissionais sintonizados em um mesmo propósito. É uma responsabilidade para com a saúde desse bebê que chega ao mundo e também da mãe que gerou esta criança ao longo de nove meses e merece ter toda a assistência médica possível”, explica a diretora da Maternidade, Maria Alzenir.

A médica Lúcia Maiorquim trabalha na Maternidade Municipal desde a sua inauguração em 2006. Nos últimos anos, ela vem fazendo parte do serviço de triagem neonatal.



Teste da Orelhinha permite identificar se há algum grau de perda auditiva“A criança nascida aqui na maternidade sai com os três testes da triagem neonatal realizados: da orelhinha, do reflexo vermelho e do coraçãozinho. São testes que ajudam a diagnosticar eventuais problemas de saúde ligados à fala, audição, visão e ao coração”, explica a médica.

Na prática, o Teste da Orelhinha permite identificar se há algum grau de perda auditiva, é um procedimento rápido e sem incômodo ao bebê. Já o Teste do Reflexo Vermelho, ou Teste do Olhinho, é capaz de identificar a presença de diversas enfermidades visuais.

Por fim, o Teste do Coraçãozinho é feito com um aparelho específico e busca detectar eventuais cardiopatias críticas. Já os casos mais complexos acabam sendo direcionados ao Hospital de Base, que é referência no atendimento à gestão de alto risco.


A médica Lúcia Maiorquim trabalha na Maternidade Municipal desde a sua inauguração em 2006

HISTÓRIA

Com mais de 16 anos de história, a Maternidade Municipal Mãe Esperança foi responsável por gerar momentos mágicos na vida de milhares de mães que passaram pela unidade. Desde 2006, cerca de 50 mil partos foram realizados.

A maternidade também é conhecida por atuar na saúde da mãe durante o pós-parto e agora com a execução completa da triagem neonatal. A unidade também presta apoio a mulheres que, por diversos motivos econômicos ou sociais, optam por adiar uma gestação e aderem ao planejamento familiar.

“Aqui dentro, nós experimentamos uma atmosfera totalmente diferente de qualquer área da saúde. Cada profissional, em sua especialidade, contribui para a vinda segura de um bebê. A felicidade e satisfação nos olhos de uma mãe, seja ela de primeira ou segunda viagem, não tem preço”, finaliza a diretora da unidade.


Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)