A grife é uma iniciativa das mulheres indígenas do povo Arara

Porto Velho, RO - O lançamento da primeira grife indígena do Estado aconteceu nesta sexta-feira (26), no quinto dia da 10ª Rondônia Rural Show, como parte das diversas atividades de valorização da cultura e das produções agrícolas sustentáveis, contempladas no 1º Fórum da Agricultura indígena.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou que a grife indígena é um exemplo de desenvolvimento sustentável em Rondônia e o que o Governo de Rondônia busca é apoiar e impulsionar mais ideias inovadoras e sustentáveis para que sejam multiplicadas no nosso estado, a fim de gerar progresso e qualidade de vida para os povos indígenas e toda a nossa população”

A grife é uma iniciativa das mulheres indígenas do povo Arara, do município de Ji-Paraná, que costuram e fazem pinturas em grafismo indígena em roupas femininas, masculinas e infantis. A mentora da grife, Shirlei Arara, contou que a iniciativa combina valorização da cultura e rentabilidade.


Fórum da Agricultura indígena aconteceu na Rondônia Rural Show

‘‘As mulheres do nosso povo já trabalhavam com grafismo para fortalecimento cultural e geração de renda sustentável, e daí surgiu a ideia da A I S Karo, a primeira grife indígena de Rondônia. Toda arte gráfica é pintada a mão, envolvendo quase 20 mulheres indígenas’’, conta Shirlei.

As peças que fazem parte da grife foram apresentadas com o desfile de indígenas. Segundo Shirlei, cada grafismo expressa um conceito da cultura indígena, fazendo referência aos guardiões da floresta, empoderamento do povo Karo-Arara; leveza da alma dos ancestrais; grandeza da floresta; beleza da mulher indígena, a força do guerreiro, além de valorizar os elementos da natureza.

As roupas estão em exposição na maloca construída no Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná, área central do Estado, onde está sendo realizada até sábado (27), a décima edição da Rondônia Rural Show, a feira agropecuária rondoniense, considerada a maior da região Norte, e que este ano trouxe como tema ‘‘Tecnologias Sustentáveis’’, para impulsionar o desenvolvimento econômico sem avançar em desmatamento.

Fonte: Secom - Governo de Rondônia